Edufal lança catálogo trilíngue e anuncia investimentos na internet

Editora vai utilizar sistema de vendas on-line e anunciar nos sites Amazon.com e Brazilian Publishing

- Atualizado em
Rachel Rocha, vice-reitora; Eurico Lôbo, reitor; Sheila Maluf, diretora da Edufal; e Marcos Gonçalves, superintendente da Petrobras | nothing

Lenilda Luna - jornalista

O café da manhã realizado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) teve sabor de muitas novidades. Além do lançamento da 7ª edição do Catálogo Trilíngue, foram anunciadas novas parcerias para consolidar a editora também na rede mundial de computadores, tanto na divulgação dos livros quanto para vendas on-line com mais segurança. A Edufal estabeleceu parcerias com sites renomados internacionalmente, como Amazon.com e Brazilian Publishing para anunciar as publicações, além do convênio que será estabelecido com a PagSeguro para vendas protegidas.

A diretora Sheila Maluf destacou a importância desses passos dados pela Edufal para maior visibilidade das produções científicas e literárias de Alagoas. “Temos importantes parcerias nacionais e internacionais que nos ajudam a divulgar os livros, mas é necessário investir na internet e na digitalização das produções. Em breve estaremos vendendo também edições digitais”, anunciou.

O reitor  Eurico Lôbo e a vice-reitora Rachel Rocha estiveram presentes ao lançamento do catálogo 2012. A edição trilíngue - português, inglês e espanhol - apresenta todo o acervo da Edufal, incluindo os lançamentos da 5ª Bienal Internacional do Livro deAlagoas, realizada em outubro de 2011. “É gratificante acompanhar o crescimento da editora e contribuir para essa missão de incentivar e divulgar a produção dos professores, pesquisadores e técnicos. Esta trajetória crescente vai continuar contando com o nosso total apoio”, destacou o reitor.

Parcerias e investimentos

Há quatro edições da Bienal, o Catálogo Trilíngue conta com apoio cultural da Petrobras. O superintendente da empresa em Alagoas, Marcos Gonçalves, falou desta parceria. “É um relacionamento de muitos anos, visto como prioridade pela Petrobras, afinal, o desenvolvimento do Estado e a formação de mão de obra qualificada dependem de investimentos na cultura, pesquisa e educação”, ponderou.

Além de patrocinar as edições do Catálogo da Edufal, a Petrobrás também contribui com as edições em braille da editora, dirigidas aos leitores com deficiência visual. “Temos muitos programas voltados para o desenvolvimento cultural e científico e a cooperação com a Universidade Federal de Alagoas só tende a crescer”, destacou Marcos Gonçalves.

Alexandre Safadi, da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), também ressaltou a importância de fortalecer a Editora Universitária para fomentar o desenvolvimento regional. “A Fundepes busca contribuir com a editora, em especial, neste momento, com o aprimoramento tecnológico. A Edufal precisa estar inserida em um universo sem fronteiras, constituído pelas plataformas on-line”, destaca.

A Editora Vozes também anunciou nova parceria com a Edufal para o lançamento da série Estágios. “A coletânea terá 18 volumes em várias áreas de conhecimento. No próximo mês já estaremos lançando quatro deles”, anunciou Sheila Maluf.

Novo espaço físico

A partir do segundo semestre deste ano, a Editora Universitária será transferida para espaço mais amplo e com mais visibilidade dentro do Campus A. C. Simões, em Maceió. “Estamos finalizando a construção do Centro de Integração Comunitária (CIC), que vai oferecer vários serviços para a comunidade. Nesse local será a sede da editora”, antecipou o reitor Eurico Lôbo.