Educação a distância busca ampliar oferta de novos cursos

Objetivo é ampliar a oferta de cursos da UAB na Ufal e a abertura de novos polos em Alagoas

- Atualizado em
Professores Luis Paulo Mercado e Ibsen Bitencourt apresentam projetos em Brasília

Laís Oliveira - estudante de jornalismo

Em visita à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério das Comunicações, em Brasília, o titular da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas, Luis Paulo Mercado, e o coordenador de Fomentos e Projetos, Ibsen Bittencourt, trataram da ampliação da oferta de cursos na instituição, da obtenção de recursos e da expansão da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado.

Os professores encaminharam solicitações de criação de polos da UAB no campus da Ufal em Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e Penedo, bem como os pedidos de abertura de novos nos municípios de União dos Palmares e Ibateguara, já aprovados no Fórum Estadual de Formação de Professores no âmbito do Parfor. Foi também requerida a reoferta dos cursos de graduação em Sistemas de Informação (bacharelado) e de Administração Pública (bacharelado).

Nos diversos setores onde estiveram, nos dias 24 e 25 de abril, Luis Paulo Mercado e Ibsen Bittencourt  discutiram projetos considerados relevantes para a expansão da educação a distância em Alagoas. Com o diretor de Fomento da Diretoria de Educação a Distância da Capes, Aluisio Nonato, eles discutiram concessões de bolsas e recursos financeiros para fomento das ações e aquisição de novo canal para webconferência.

Na Articulação Acadêmica, foram entregues os projetos pedagógicos dos novos cursos de graduação a serem ofertados pela Ufal em 2013, tanto nos polos já existentes como nos que serão solicitados para criação. Os projetos se referem aos seguintes cursos: licenciatura em Geografia, Ciências Sociais, Letras – habilitação Português, Letras – habilitação Espanhol.

Na Diretoria de Educação Básica, os coordenadores conheceram os programas de fomento voltados para a melhoria da qualidade das licenciaturas ofertadas nas modalidades presenciais e a distância, como: ProDocência, Programa Novos Talentos, Pibid, Observatório da Educação e Parfor Presencial.

No MEC, os coordenadores trataram dos recursos das reofertas dos cursos de especialização da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e Inclusão (Secadi), para o segundo semestre de 2012: especialização em Direitos Humanos; especialização em Educação do Campo; Aperfeiçoamento em Educação e Relações Étnico Raciais; Gênero e Diversidade na Escola.

Na Secretaria de Educação Superior do MEC, foi discutida a possibilidade de ampliação das instalações físicas da Cied, no Campus A.C. Simões, em Maceió, tendo em vista o aumento considerável de cursos e de alunos matriculados na modalidade. No Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação do Ministério das Comunicações, foi acompanhada a abertura de avisos de habilitação para radiodifusão FM Educativa para as cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema, além do estudo técnico de canais de TV Educativa para a Ufal em Maceió.