Curso de Música promove Semana da Educação Musical

Evento reúne pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos com intuito de discutir o ensino de música para crianças

- Atualizado em

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Entre os dias 11 e 19 de maio, a Universidade Federal de Alagoas recebe professores da Texas Tech University, dos Estados Unidos. O motivo é a realização da Semana da Educação Musical, cujo objetivo é a promoção de palestras, debates e ciclo de aulas ministradas a crianças do Laboratório de Violino. O evento acontece no Espaço Cultural Universitário, situado no Centro de Maceió, e reúne a comunidade em geral, educadores e alunos de música.

Idealizado pelo professor de licenciatura em Música da Ufal, Fagner Magrinelli, o encontro é fruto da experiência do docente em projetos direcionados à musicalização de crianças, durante o período em que esteve na Texas Tech University. Agora, o vínculo entre as duas universidades é ampliado com a realização da Semana de Educação Musical, na qual serão discutidos métodos e realidades do ensino de música norte-americano e brasileiro.

O evento conta com a participação de seis pesquisadores estrangeiros e já possui mais de cem inscritos. Os interessados ainda podem preencher a ficha de inscrição no link ou enviar e-mail para o endereço eletrônico laboratoriodeviolino@hotmail.com.

Laboratório de Violino

Em atividade desde agosto de 2011, o Laboratório de Violino da Ufal é um exemplo de iniciativa voltada para o ensino musical de crianças. Atualmente, o projeto é composto por dez alunos, com faixa etária de 7 a 12 anos. Segundo o professor Fagner Magrinelli, o número de beneficiados pode dobrar em agosto deste ano, já que a participação de pesquisadores da Texas Tech University na Semana de Educação Musical também inclui a doação formal de dez violinos para o laboratório.

Programação:

Sexta-feira, 11 de maio – das 14h às17h - aula 1

Segunda-feira, 14 de maio – das 14h às17h - aula 2

Quarta-feira, 16 de maio – das 9h às 12h – palestra “A Educação Musical na Escola Pública americana”

Quinta-feira, 17 de maio – das 14h às 17h – aula 3

Sexta-feira, 18 de maio – 9h – Encontro de pesquisadores