Crianças tocam violino na abertura da Semana de Educação Musical

Na programação estão previstos debates, palestras e apresentações musicais

- Atualizado em
Crianças do Laboratório de Violino e professor Fagner fazem breve apresentação durante a abertura do evento

Renata Menezes - estudante de Jornalismo

A Semana de Educação Musical acontece até o dia 19 de maio no Espaço Cultural Universitário, localizado no Centro de Maceió. A iniciativa é resultado da parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e a Texas Tech University, dos EUA, onde foi iniciado o String Project, que é voltado para a o ensino de violino a crianças.

Na abertura da Semana, nesta sexta (11), o professor Milson Fireman apresentou o curso de Música e explicou que o evento enriquece o trabalho da universidade e a formação de novos professores. “Isso é importante principalmente agora que o ensino de música foi regulamentado nas escolas públicas brasileiras”, enfatizou.

O professor Fagner Magrinelli, responsável pela inserção do Laboratório de Violino na Ufal e idealizador do encontro, comentou o surgimento da parceria entre as universidades e detalhou a criação e o funcionamento do projeto. “A experiência no Laboratório de Violino é de fundamental importância para a formação dos estudantes de Música, que entram em contato com o ensino para crianças e, assim, terão bagagem suficiente para enfrentar os desafios que aparecerem quando estiverem em sala de aula.

Além dos professores da Ufal, participaram da mesa de abertura os docentes da Texas Tech University. Bruce Wood explicou o funcionamento do String Project no Texas. Sua metodologia baseia-se no princípio de que as aulas devem ser divertidas e reais e o ensino deve ser gradativo, de acordo com o nível em que se encontram os alunos.

As crianças do Laboratório de Violino fizeram uma breve apresentação e participaram de dinâmica com Karin Kupas, professora da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte). A programação da Semana de Educação Musical prossegue até o sábado, 19 de maio, com debates sobre o ensino musical nas escolas, palestra sobre o sistema educacional norte-americano, com ênfase no ensino de Música, além de apresentações e encontros com pesquisadores da área.

Para realizar inscrições ou obter informações, acesse: http://laboratoriodeviolino.com/. Confira a programação dos próximos dias:

Segunda-feira, 14 de maio – das 14h às17h - aula 2

Quarta-feira, 16 de maio – das 9h às 12h – palestra “A Educação Musical na Escola Pública americana”

Quinta-feira, 17 de maio – das 14h às 17h – aula 3

Sexta-feira, 18 de maio – 9h – Encontro de pesquisadores

Sábado, 19 de maio – das 9h às 12h – Encerramento com pequeno concerto.