Consulado da França propõe parceria à Ufal

Adido cultural francês esteve em Maceió como palestrante em evento do curso de Arquitetura

- Atualizado em
Eurico Lôbo recebeu Pierre Fernandez e os professores Verônica Robalinho e Leonardo Bittencourt

Simoneide Araújo – jornalista

O adido cultural do Consulado Geral da França em Recife, Pierre Fernandez, esteve em Maceió para propor parcerias com a Universidade Federal de Alagoas. Em reunião com o reitor Eurico Lôbo, ele se dispôs a apoiar e incentivar atividades e promover intercâmbio de professores e pesquisadores franceses para eventos na Ufal, em parceria com outras instituições, como acontece com a federal de Pernambuco, a UFPE.

Além da reunião com o reitor, o assessor especial do consulado francês veio à capital alagoana como palestrante do 10º Ciclo de palestras sobre Conforto Ambiental, a convite do professor do curso de Arquitetura Leonardo Bittencourt . O evento fez parte das comemorações dos 20 anos de criação do Grupo de Estudo sobre Conforto ambiental (Geca).

Pierre explica que o consulado instalado em Recife é de todo o Nordeste e não só de Pernambuco, e que sua ideia é reativar as relações com as universidades federais, por meio de cooperação institucional. “Não vim com um projeto pronto. Vim abrir caminhos para construirmos projetos. Poderemos firmar convênios para garantir intercâmbio de professores. A França é o País que mais recebe professores brasileiros, mas também poderemos trazer nossos pesquisadores venham para Ufal para participar de vários projetos”, declarou.

Para o reitor, a visita do representante do Consulado Francês é positiva para a Ufal. “Estamos dialogando num ambiente bastante favorável. Uma cooperação internacional é muito importante. Firmar relações internacionais, com certeza, agregará valor a nossa universidade”, confirmou.

Eurico Lôbo prevê ainda que as ações de parceria podem envolver outras universidades do Nordeste. “Poderemos realizar ações em conjunto e ampliar projetos em Alagoas e Pernambuco, por exemplo”, completou.

Segundo a diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Verônica Robalinho, a cooperação com a França será importante para o doutorado recém-aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Esse encontro foi bastante promissor. Ouvimos a proposta do representante do consulado para montarmos um projeto na Ufal de cooperação com a França. Agora vamos abrir o debate na FAU para que possamos discutir e construir juntos uma proposta”, declarou.