Conecte reúne 800 estudantes de engenharia

Evento é considerado o maior em disseminação de produção científica do Centro de Tecnologia

- Atualizado em
Mesa de abertura do congresso. Reitor Eurico Lôbo dá as boas vindas aos participantes | nothing

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo
Marília Carvalho - colaboradora

O 6° Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia (Conecte) movimenta o campus da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió nessa sexta-feira, 25 de maio. O evento, promovido pelo Programa Especial de Capacitação Discente (PEC), reúne cerca de 800 estudantes de toda a região Nordeste e é considerado o maior em disseminação de produção científica do Centro de Tecnologia (Ctec).

A abertura, realizada no auditório da Reitoria, contou com a presença do reitor Eurico Lôbo, do coordenador docente do PEC, Eduardo Toledo, e do secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, e de Infraestrutura, Marcos Fireman. O professor Eurico parabenizou a iniciativa e aproveitou para destacar a importância do evento para os estudantes, o que foi reforçado por Toledo, que falou aos estudantes que eles são os pesquisadores de amanhã.

Segundo Bruno Tenório, um dos organizadores do evento, a procura para o Conecte 2012 foi muito grande, inclusive de estudantes dos outros estados do Nordeste. “Está chegando um ônibus, vindo de Garanhuns, com 30 alunos e outro vindo de Sergipe, com cerca de 20 pessoas. E eles até perguntaram se o certificado sairia no dia para justificar a falta de uma prova, que seria realizada hoje”, comentou.

A temática deste ano é “Engenharia e Sociedade” e, nesta edição, devido ao aumento na procura, o PEC mudou o formato do Conecte, dividindo-o em três palestras técnicas, separadas por cores, onde cada uma irá abranger diferentes áreas do conhecimento, mas todas no contexto da Engenharia.

A sessão azul, sobre Monitoramento Estrutural e Grandes Obras, está sendo realizada no auditório da Reitoria e, segundo Bruno Tenório, tem 320 alunos inscritos.

No painel de cor laranja, que acontece no auditório do antigo Centro de Ciências da Saúde (Csau), está sendo debatido o tema Indústrias do Petróleo e da Construção Civil e os Impactos Ambientais Decorrentes e este conta com 280 alunos inscritos. Para Bruno, a temática está sendo apresentada como uma proposta inédita.

Por fim, na sessão verde, realizada no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), os alunos acompanham um debate sobre a Produção de Plásticos e Bioprocessos, tema de extrema importância para a indústria e sociedade atual.

Participação de estudantes

Reinaldo Gonçalves dos Passos, estudante do 1º período de Engenharia Civil, comentou sobre a expectativa do Conecte. “Espero que traga resultados para o curso e, com isso, dê mais vontade de participar de outros eventos”, disse, reforçando que congressos como este apresentam aos alunos o que o curso propõe.

Juan Costa, também do 1º período de Engenharia Civil, comentou: “Estamos vivenciando muito os impactos ambientais; tudo o que fazemos influencia o ambiente. Como estou no 1º período, acredito que o Conecte abrirá portas para a minha área”, reforçou.

O evento continua na tarde dessa sexta-feira com apresentações de trabalhos científicos dos alunos da graduação e da pós-graduação. De acordo com a comissão organizadora, há grande procura de alunos do Campus do Sertão para expor trabalhos e os melhores ganharão prêmios. Ainda durante o congresso, haverá sorteios de brindes para os inscritos.