Comemoração dos 300 anos da Justiça alagoana tem apoio da Ufal

Magistrados convidam reitor para solenidade de abertura dos festejos e divulgam concursos de Literatura e de Fotografia

- Atualizado em
Reitor recebe a desembargadora Nelma Padilha e o juiz Claudomiro de Souza

Bruno Cavalcante – estudante de Jornalismo

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, recebeu da desembargadora Nelma Padilha e do juiz de direito Claudomiro Avelino de Souza, na última sexta-feira (4), o convite para participar da solenidade de abertura das comemorações do “Tricentenário da justiça de Alagoas”. O evento foi realizado nesta segunda-feira (7), no plenário Desembargador Olavo Acioly de Moraes Cahet, localizado na Praça Deodoro da Fonseca, no Centro de Maceió.

Na reunião, os magistrados divulgaram os eventos que farão parte das comemorações do tricentenário, que incluem a Ufal no calendário da programação: palestras, concurso literário e concurso fotográfico. O objetivo é estimular a aproximação dos acadêmicos com a história da magistratura do Estado. “Será uma boa oportunidade para incentivar os alunos a buscarem informações e continuarem pesquisando sobre esse assunto. A história ainda fica aquém do que deve ser contado. Em minhas pesquisas, descobri fatos fantásticos que valem a pena ser contados”, salientou o juiz Claudomiro de Souza.

Na próxima sexta-feira, 11, no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, às 10h, vão acontecer duas palestras destinadas à comunidade acadêmica da Ufal: “Formação e administração históricas da justiça em alagoas – 1712/2012” e “O papel do juiz e da comunidade no controle social”, ministradas pelo juiz Claudomiro de Souza e pelo juiz e professor Wlademir Paes de Lira, respectivamente.

Concurso Literário

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) vai promover concurso de redação destinados aos alunos de Direito que estiverem devidamente matriculados em faculdades do Estado. Os interessados deverão redigir uma redação de, no máximo, 30 linhas sobre o tema “Justiça Alagoana: sua contribuição no aprimoramento da democracia e no exercício da cidadania”. As inscrições serão realizadas de 1º de junho a 31 de julho.

Os três melhores trabalhos serão premiados com um Ipad, para o primeiro lugar; um notebook, para o segundo colocado; e um netbook, para o terceiro .

Concurso de Fotografia

Com o tema “A Justiça sob as perspectivas social, histórica, didática e institucional” estarão abertas as inscrições de primeiro de junho a 31 de julho de 2012 para o concurso de fotografia em três categorias: infantil até 12 anos, jovem dos 13 a 18 anos e adulto acima de 18 anos.

O TJ irá premiar um vencedor de cada categoria: um netbook à infantil, um laptop à jovem e um Ipad ao adulto. Os interessados deverão procurar a Diretoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Alagoas, localizada na Praça Marechal Deodoro, 319, anexo I, 4º andar, Centro, Maceió.

As comemorações aos 300 anos se estenderão até o final do ano. A solenidade de premiação dos concursos será na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) no mês de outubro. Os editais dos concursos e o calendário dos festejos estarão disponíveis no site: http://www.tjal.jus.br/300anosJudiciario/.