Campus do Sertão debate ações estratégicas para a região

Educadores discutem a promoção de parcerias e ações acadêmicas para desenvolver projetos de desenvolvimento

- Atualizado em
Alunos, professores e representantes das unidades de ensino | nothing
Alunos, professores e representantes das unidades de ensino

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Representantes da Universidade Estadual de Paulo Afonso (Uneb) e do Instituto Federal de Educação da Bahia (Ifba) estiveram em Alagoas, na terça-feira (15), para uma visita ao Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas, em Delmiro Gouveia. Entre os presentes, o diretor da Uneb, Dorival Oliveira, e a chefe de gabinete do Ifba, Raílda Campestriani, além de professores, estudantes, técnicos e coordenadores de colegiados das unidades de ensino.

O diretor do Campus do Sertão, Ricardo Silva, apresentou a unidade de ensino e mediou a reunião entre os docentes. "Esse é um momento de grande relevância para a construção de parcerias e fortalecimento da cooperação humana, técnica e científica, a fim de consolidar um projeto de educação integrada para o semiárido", afirmou, destacando a importância de definir projetos de pesquisa e extensão estratégicos para o desenvolvimento das identidades e potencialidades do povo sertanejo.

O professor Dorival Oliveira disse que “ninguém faz nada sozinho” e destacou a importância da cooperação entre pessoas e instituições. Ele disse ainda que espera a realização de outros encontros para que possa crescer a proposta de trabalho que amplie as relações entre as unidades de ensino para além das fronteiras geográficas.

A representante do Instituto Federal da Bahia, Raílda Campestriani, disse acreditar na construção do diálogo que tenha como objetivo a cooperação técnica na criação de propostas de trabalho. Ela declarou ainda o interesse no Laboratório de Física da Ufal no Sertão como uma das ferramentas de partilha e construção do conhecimento, além da cooperação cientifica entre o Núcleo de Estudos em Energia e Meio Ambiente e os cursos de Engenharia Civil e de Produção.

Outros assuntos

Também foi proposta a parceria com o Centro de Antropologia e Arqueologia de Paulo Afonso (Caapa), sob o comando da professora Cleonice Vergne para o desenvolvimento de pesquisas em sítios arqueológicos da região. Outra proposta é a formação de grupo de trabalho com a participação dos docentes, técnicos e discentes das instituições com o objetivo de viabilizar seminário para pensar e executar ações conjuntas, que ficou previsto para o mês de julho.