Alice Jardim e os reflexos da exposição “Dobra”

Mostra está aberta ao público até o dia 29 de junho na Pinacoteca Universitária

- Atualizado em
Alice Jardim apresentando sua exposição para estudantes beneficiados pelo Circuito Ufal de Arte e Cultura

Renata Menezes, estudante de Jornalismo

Desde 1981, a população alagoana tem a oportunidade de entrar em contato com a arte contemporânea na Pinacoteca Universitária. E no dia 17 de maio, foi aberta ao público a exposição Dobra, da arquiteta Alice Jardim, que traz dez fotografias e três vídeos produzidos na cidade de Maceió, a partir de um novo olhar.

Em entrevista, Alice conta que Dobra surgiu da sua curiosidade sobre a formação das cidades a partir das luzes e após perceber o desenvolvimento da capital. “Eu ficava comparando os locais quando viajava de avião, já que em Maceió via apenas alguns pontos luminosos separados e em cidades como São Paulo via um mar de luzes. Quando fui convidada para fotografar do alto de um prédio, vi uma nova Maceió, completamente iluminada, tal qual uma metrópole”.

As fotografias foram registradas durante a noite e em longa exposição, o que permitiu efeitos visuais luminosos que remetem ao fluxo dos grandes centros urbanos. Além disso, a artista conta que as imagens sofreram um processo de edição para alcançar o seu sentimento em relação à cidade. “Quando cheguei em casa e olhei as imagens, achei que não eram o suficiente para representar minha impressão sobre a Maceió que surgiu diante de meus olhos. Foi quando senti a necessidade de fazer o espelhamento”.

A edição teve como consequência o aparecimento das formas caleidoscópicas, que brincam com o olhar do espectador, convidado por Alice a ter uma nova visão e  descobrir novas cidades dentro de uma só. “Não estou procurando um olhar específico, quero que as pessoas se instiguem para enxergar cenários diferentes dentro do local que vivenciam durante o dia a dia”, explica.

Os vídeos surgiram em 2011, posterior às imagens, com a intenção de dar sequência ao trabalho fotográfico. Nas gravações exibidas na primeira sala, espectadores veem luzes capturadas a partir de cenas do cotidiano que se tornam abstratas e mexem com a imaginação de quem tenta adivinhar de onde vieram. Na segunda sala, está sendo exibido o vídeo Todavia, premiado na Mostra Competitiva Nacional do Festival Arte, Mov 2012, realizada em Belo Horizonte. “Os primeiros vídeos são noturnos e trabalham com as luzes artificiais e o terceiro foi gravado durante o dia, mas todos eles pretendem abordar o fluxo dos centros urbanos e instigar o olhar do espectador”, completa a arquiteta.

Alice Jardim está presenciando as visitas realizadas pelo Circuito Ufal de Arte e Cultura, que traz jovens estudantes de Maceió para incentivar o consumo da arte. Segundo ela, essa iniciativa é fundamental para que essas pessoas descubram como podem ter acesso à arte em Alagoas. “É bom ver que a exposição alcança diferentes níveis de acesso e que essas pessoas, que às vezes nem sabem da existência da Pinacoteca, chegam até aqui e descobrem a arte produzida no Estado”.

A exposição Dobra estará aberta até o dia 29 de junho e entre os dias 28 de maio e 1 de junho, Alice Jardim estará na Pinacoteca das 15h às 18h para atender o público.