Adufal entrega ao reitor notificação de deflagração da greve

Movimento começa oficialmente nesta quinta-feira, com paralisação das atividades

- Atualizado em

Simoneide Araújo - jornalista

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) comunicou oficialmente ao reitor Eurico Lôbo a deflagração de greve da categoria a partir desta quinta-feira, 17. O vice-presidente da entidade, Márcio Gomes, entregou notificação sobre a decisão do movimento, tomada na última terça-feira.

O documento informa que a categoria deliberou, em assembleia geral, pela greve por tempo indeterminado e faz parte de movimento nacional puxado pela Associação Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes). O professor Márcio esclarece que a manutenção das atividades essenciais será negociada com o comando local e a Reitoria.

Para o reitor, o movimento é legítimo e faz parte de uma pauta nacional de reivindicações, desde 2010. “No entanto, o momento é delicado porque a greve interfere na dinâmica da universidade, mas vamos gerenciar da melhor maneira possível. Vamos aguardar o fim do movimento para reprogramar o calendário acadêmico, num esforço conjunto para não haver prejuízo no processo de formação dos nossos alunos”, reforçou.