Yoga e outras práticas saudáveis são oferecidas à comunidade universitária

O espaço de práticas alternativas Professor Piranema funciona na sala 205 do antigo Csau

- Atualizado em
Yoga, reike e outras práticas integrativas de saúde para a comunidade universitária | nothing

Lenilda Luna - jornalista

Em parceria com o Movimento Popular em Saúde de Alagoas (MOPS), o Núcleo de Saúde Pública da Faculdade de Medicina (NUSP) oferece a sala de cuidados Professor Antônio Piranema. O espaço de práticas alternativas de saúde funciona na sala 205, bloco E, do antigo CSAU.

O projeto de extensão ofertado pelo NUSP é baseada na política nacional de práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde. “A cooperação de todos com todos funda uma nova ótica que, por sua vez, origina uma nova ética de convivência, de cooperação, sinergia, solidariedade, cuidado de uns com os outros e de comunhão com a Terra, com a natureza e com seus ecossistemas”, explica a professora Maria Edna Silva Bezerra, mestre em Saúde.

Baseada nesta perspectiva de saúde integral, a sala de cuidados oferece uma série de práticas integrativas, como o reike, auriculoterapia, yoga, meditação e massoterapia, além de rodas de conversa sobre a importância destas formas alternativas de manutenção da saúde. “São formas de atendermos ao princípio da integralidade, preconizado pelo SUS, e que fortalece o controle social das políticas de saúde”, ressalta Edna.

A sala fica aberta para atendimento à comunidade universitária com a seguinte programação: segunda-feira pela manhã, sessão de massoterapia com a terapêutica holística; à tarde, aplicação de reike. Na terça-feira, pela manhã, meditação, com o psicólogo Soares; durante a tarde, aplicação de reike e yoga, com professor do IQB, Vitor. Na quinta-feira também tem meditação, yoga e reike. Na sexta-feira, reike e auriculoterapia.