Ufal promove o primeiro World Plone Day em Maceió

Os participantes poderão conhecer os benefícios do Plone por meio de palestras e minicurso no dia 25 de abril

- Atualizado em

Bruno Cavalcante – estudante de jornalismo

O World Plone Day (WPD) ou Dia Mundial do Plone ocorre simultaneamente em diversas cidades do mundo e chega a Maceió, pela primeira vez, por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Federal de Alagoas, organizador do evento. Na próxima quarta-feira, 25, a comunidade acadêmica e os empresários locais poderão conhecer tanto o funcionamento quanto a praticidade dessa ferramenta. O evento será realizado no Campus A. C. Simões, das  9h às 17h.

Durante a manhã, serão realizadas palestras no auditório da Reitoria com representantes do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Alagoas (PoP-AL) e do Instituto de Metrologia e Qualidade (INMEQ).

A partir das 14h, será ofertado um minicurso introdutório sobre o Plone, no prédio do Instituto de Computação (IC). “Nessa oportunidade pretendemos apresentar e divulgar o sistema àqueles que desejarem trabalhar com essa ferramenta. O evento é gratuito e os interessados poderão se inscrever no local”, explicou Alexandre Marinho, coordenador de Gestão de Informações do NTI e do WPD.

O que é Plone?

O Plone é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) que facilita o acesso a informações em blogs, sites e portais. Ele está disponível para os sistemas operacionais Mac, Linux e Windows. Essa ferramenta é disponibilizada em código-aberto, ou seja, o usuário pode ter acesso ao código do programa, porém ele obedece às condições de uso do desenvolvedor.

O projeto desse gerenciador é desenvolvido desde 2001 e atualmente se faz presente em mais de 300 provedores de serviço em 57 países. O WordPress, Joomla, Drupal, PHP Nuke, Midia Wiki e PHPBB são outros administradores bastante utilizados entre os usuários.

O sistema se tornou uma ferramenta habitual em ambientes acadêmicos e vem sendo utilizado na Ufal desde 2006. A partir de 2008, com o lançamento do portal, ele se tornou a principal plataforma de CMS utilizada nos portais desenvolvidos pelo NTI. “Atualmente, a universidade possui 33 deles, entre os temáticos, as unidades acadêmicas e os sites institucionais. A fácil utilização, os níveis baixíssimos de falha de segurança e casos desconhecidos de invasão foram decisivos para optar pela aplicação do Plone em nossa academia”, informou Marinho.

Na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal a utilização do Plone trouxe benefícios: “Ele é uma ferramenta imprescindível, porque apresenta uma linguagem simples que otimiza nossos trabalhos. Outro lado positivo dele é o fato de onde estivermos o  sistema possibilita fazer alterações no portal, ação esta não permitida com o antigo CMS.”, disse Simoneide Araújo, coordenadora da Ascom.

Atualmente, uma comissão da Ufal está trabalhando para tornar ainda mais fácil a navegabilidade do site. Conforme Simoneide, serão realizadas mudanças que vão ajudar a comunidade acadêmica e o público externa a encontrar as informações desejadas de forma prática e rápida.

Diversas localidades ao redor do mundo como Tokyo (Japão), Barcelona (Espanha), Buenos Aires (Argentina) e Istambul (Turquia) são tradicionais na realização desse evento. A capital alagoana junta-se a Aracaju (SE), Brasília (DF), Caratinga (MG), João Pessoa (PB), São Bernardo (SP) e São Paulo, capital, para celebrar o dia dedicado ao Plone.