Ufal aprova dois novos cursos a distância

O Consuni deu parecer favorável à criação de novos cursos semi-presenciais para os pólos da capital e do interior de Alagoas

- Atualizado em

Manuella Soares - Jornalista

O Conselho Universitário (Consuni) aprovou a abertura de dois novos cursos de graduação na modalidade de ensino a distância (EAD), vinculados ao Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) . Os cursos são de licenciatura em Ciências Sociais e Letras (com habilitações em Português e Espanhol).

A Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) tem até o dia 30 de abril para enviar os projetos a Capes, que pode deferir a habilitação da universidade para ofertar os novos cursos. Após a aprovação do MEC, deverá ser definido o edital de abertura para o processo seletivo. “Acreditamos que até o final deste ano vamos divulgar o edital para iniciarmos os cursos já no primeiro semestre de 2013”, disse o coordenador de projetos e fomentos da Cied, Ibsen Bittencourt.

De acordo com o projeto que será submetido à Capes, a licenciatura em Ciências Sociais vai oferecer 200 vagas nos polos de Arapiraca, Penedo, Piranhas e Maceió (Ifal). Já a graduação em Letras prevê 250 vagas para cada uma das habilitações distribuídas nos polos de Arapiraca, Penedo, Maceió (Ifal), Palmeira dos índios (Ifal), Piranhas e Santana do Ipanema.

“Isso representa maior democratização no acesso à licenciatura, porque quem não tem tanto tempo de deslocamento, principalmente para a capital, para fazer uma graduação, pode se qualificar e iniciar a docência”, comentou Nasson Paulo, do Setor de comunicação da Cied.

Desde que foi criada, em 2007, a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância já criou 3 cursos de aperfeiçoamento; 8 de especialização; 3 de bacharelado e  4 de licenciatura. Ao todo são 7.930 alunos com uma oportunidade de capacitação para o mercado através da interação com as novas tecnologias.

Mais cursos de especialização

O Conselho Universitário também aprovou os projetos de abertura de dois cursos de especialização “Lato Sensu” em Docência na Educação Infantil, oferecido pelo Centro de Educação (CEDU); e em Saúde do Trabalhador, ofertado pela Escola de Enfermagem e Farmácia (ESENFAR).

Ainda teve unanimidade na aprovação do Conselho, o Programa de Residência Multiprofissional Integrada de saúde da Criança, executado pelo Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), também na modalidade “Lato Sensu”.

Conheça a Coordenadoria Institucional de Ensino a Distância