Sinfra anuncia mudanças no acesso ao Campus A. C. Simões

Emissão de cartões para servidores e alunos está suspensa; em breve serão emitidos tickets

- Atualizado em

Jhontahan Pino - jornalista

Com as mudanças de tráfego na Avenida Lourival de Melo Mota e a nova sinalização implantada em frente à Universidade Federal de Alagoas, muitos usuários ficaram em dúvida quanto ao acesso livre à instituição. A instalação de radares na entrada do Campus A.C. Simões deixou alguns motoristas temerosos quanto à forma correta de proceder quando o semáforo está fechado. Tais mudanças foram responsáveis pelo trânsito congestionado em alguns horários de maior pico. Para esclarecer essa e outras dúvidas, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) define os procedimentos corretos.

Sobre o acesso ao campus, a Sinfra esclarece que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) informou que os condutores podem ficar tranquilos. “Apesar de a nova sinalização estar sendo implantada na referida avenida e de ainda não haver uma placa indicativa de 'livre acesso à direita', o acesso de veículos está permitido, mesmo com o sinal fechado”, confirmaram.

Fim dos cartões magnéticos

Desde 2009, servidores e alunos adquirem cartões de acesso para identificação e apresentação na guarita de entrada do Campus A.C. Simões, em Maceió. Essas medidas foram tomadas como forma de dar maior segurança à comunidade acadêmica, mas a dificuldade de restrição do acesso à população circunvizinha, que se utiliza dos serviços bancários disponíveis dentro da Ufal, tornou inviável a emissão dos dispositivos de identificação.

A ideia era identificar todos que entravam na Universidade, mas ficou inviável. “O custo dos cartões, que eram arcados pela Servipa [empresa responsável pela segurança da universidade], e a não devolução dos que eram entregues aos visitantes inviabilizaram a emissão de novos. Isso nos levou a mudar a sistemática”, acrescentou Faustino Júnior, gerente de Serviços Gerais da Sinfra.

Como solução para o problema, a Servipa implantará máquinas com emissão de tickets impressos, semelhantes aos existentes nos shopping centers da cidade, para identificar a entrada e saída dos veículos na universidade. “O motorista deverá pegar um ticket na entrada e devolvê-lo na saída, mas não será pago”, detalhou Faustino.

O gerente ainda informa que o sistema funcionará melhor a partir do momento em que a outra entrada do campus, que dá acesso ao Village Campestre, estiver concluída. “Uma das faixas desse acesso já está pronta. Logo que a outra for finalizada, será construída uma guarita, no mesmo formato que o da entrada principal, onde os usuários também deverão ser identificados”, enfatizou.