Simpósio de Medicina Equina debate avanços na área

Até domingo, 15, estarão reunidos pesquisadores de diversas instituições do País para discutir os avanços científicos na área

- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo faz a abertura oficial do evento

Diana Monteiro – jornalista

Prossegue até este domingo, 15 de abril, no auditório da Reitoria,o 2º Simpósio Alagoano de Medicina Equina (Simpalmeque) promovido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi) do curso de Medicina Veterinária da Unidade de Viçosa. Ao fazer abertura do evento na tarde de quinta-feira,12, o reitor Eurico Lôbo ressaltou que, mesmo o curso enfrentando problemas estruturais desde a implantação, tem promovido ações nas áreas de ensino, da pesquisa e da extensão em prol da sociedade.

Ele parabenizou a comunidade acadêmica e em especial o trabalho desempenhado pelo professor Pierre Escodro à frente do Grupequi. Uma das ação do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas é o projeto Carroceiro VET- Legal que vem dando contribuição na reconstrução de cidades alagoanas atingidas pelas enchentes.

Além do professor Pierre Escodro, do professor Armen Thomassian, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp-Botucatu) e uma representante do curso do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), a abertura contou também com a participação do vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina Veterinária de Equídeos (Abrameveq) Geraldo Heleno Alves, docente da Universidade Federal de Minas Gerais.

Na oportunidade ele ressaltou que a sociedade precisa da extensão e que sem ela o tripé fica deficiente, e frisou a contribuição do trabalho do cavalo carroceiro para o desenvolvimento das cidades. “A utilização do animal com essa finalidade existe desde o Brasil Império, além de ser um grande laboratório para a nossa profissão. Praticamente em todas universidades do país há projetos de extensão com foco no cavalo carroceiro”, frisou o professor, parabenizando o Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos da Ufal, que tem centrado ações em pesquisas com cavalos, em auxílio à comunidade e na construção de perspectivas sustentáveis.

A palestra de abertura tratou sobre “Estresse Oxidativo na Fisiopatologia das Enfermidades dos Equinos”, com o professor Domingos Cachineiro, da Universidade Federal da Bahia.

O evento prossegue até domingo, com debates variados e a presença de convidados. As palestras transcorrem até às 21h30 com relevados temas de avanços científicos na área. Mais informações sobre o simpósio no site do Grupequi: www.grupequi-ufal.com.br.