Programas ofertam bolsas de estudos para alunos de graduação e pós-graduação no exterior

Inscrições para Fundação Botín e Programa Ciências Sem Fronteiras ocorrem até maio

- Atualizado em

Jhonathan Pino – jornalista, Bruno Cavalcante – estudante de jornalismo

A Fundação Botín está com inscrições abertas para 3ª Edição de Bolsas Botín, destinadas a universitários com interesse na função pública. O programa pretende impulsionar o desenvolvimento da região latino-americana, por meio de uma rede de universitários com alta capacitação e interesse no serviço público. Os  selecionados serão capacitados na Brown University, dos Estados Unidos, e na própria Fundação Botín, na Espanha.

A instituição espanhola trabalha a partir de uma colaboração entra as universidades latino-americanas e selecionará 40 estudantes universitários para receber bolsas para formação intensiva em serviço público, no Estados Unidos e na Espanha, num período de dois meses e meio, a começar no dia 4 de outubro. As inscrições ocorrem até o dia 4 de maio.

O programa foi desenhado pela Botín para estimular a vocação dos participantes em desenvolver as competências necessárias para o bom exercício da função pública. No seu conteúdo estão Fundamentação Política, jurídica e histórica; Habilidades em competências políticas e de Serviço público; Sociedade; Economia; Ética e filosofia política.

Os candidatos poderão ser graduandos em qualquer área de conhecimento, desde que tenham ao menos 50% do curso concluído e idade de 19 à 22 anos. Eles deverão preencher formulário de inscrição, disponível no site da Fundação. O resultado será divulgado no dia 14 de junho de 2012.

Ciência sem Fronteiras

O programa federal Ciência Sem Fronteiras oferta novas bolsas de Doutorado Pleno, Sanduíche e Pós-doutorado no Exterior. As bolsas fazem parte do Cronograma 2, do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF), cujas inscrições ocorrem até o dia 28 de maio.

Conforme o site do CsF os interessados deverão preencher formulários de inscrição e enviar formulário de atividades até às 18h do dia de encerramento. O julgamento das propostas e o resultado acontecem nos meses de agosto e setembro, respectivamente. Acesse o site do CsF e confira normas de adesão e outras informações.