Programas de pós-graduação se reúnem com equipe da Propep

Encontro visa dirimir dúvidas entre coordenadores

- Atualizado em
Uma das proposta destes encontros é a escuta de sugestões dos coordenadores | nothing
Uma das proposta destes encontros é a escuta de sugestões dos coordenadores

Jhonathan Pino - jornalista

Na última quarta-feira (4), a equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) se reuniu com diretores das unidades acadêmicas e coordenadores dos programas de pós-graduação como primeiro contato da equipe da Propep com os envolvidos na pós-graduação na Universidade. Em pauta, temas acadêmicos e administrativos, como publicação de editais de seleção, provas de língua estrangeira, revalidação de diplomas estrangeiros e a orientação sobre a utilização dos recursos do Programa de Apoio à Pós-graduação (Proap)

“Trata-se de uma reunião de equalização de informações relevantes para a pós-graduação. É importante salientar que a partir de agora essas reuniões ocorrerão de forma periódica”, explica Simone Meneghetti, pró-reitora, ao se referir aos Fóruns de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação, que acontecerão quinzenalmente a partir deste mês. Esses eventos serão espaços para a troca de informações entre os diversos programas.

Além de tirar suas dúvidas, os coordenadores também conheceram a proposta de uniformização de trabalhos de conclusão de curso, monografias e teses. A ideia é que a partir de uma cartilha, em elaboração pela Biblioteca Central e o curso de Biblioteconomia, as unidades tenham uma orientação comum para a realização de seus trabalhos acadêmicos.

Os professores também foram informados sobre a construção de edital para publicação dos trabalhos científicos produzidos pelos programas. “Esse edital pretende apoiar a publicação científica com recursos do nosso orçamento. O que sem dúvida dará um grande incentivo à produção intelectual na instituição”, ressalta Meneghetti.

Entre outros temas debatidos, a criação do Calendário de Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN), e instruções sobre o aplicativo de Coleta de Dados da Capes foram mediados pelo coordenador de Pós-graduação, Irinaldo Diniz, e pela secretária-executiva da Propep, Érika Cavalcante.