Programa Nadar pela Saúde beneficia a comunidade acadêmica

Criado em agosto de 2009, o projeto tem a missão de acabar com o sedentarismo e proporcionar uma melhor qualidade de vida

- Atualizado em
A servidora Rose Ferreira é acompanhada pela monitora Dayse Cássia

Deriky Pereira e Renata Menezes – estudantes de Jornalismo

O projeto “Nadar pela Saúde” surgiu há quase três anos com a proposta de trazer à comunidade acadêmica – estudantes, professores e servidores - um estilo de vida mais ativo e, conseqüentemente, mais saudável. Atualmente, quase 200 pessoas são beneficiadas com o projeto “Nadar pela Saúde”. Devido ao alto número de inscrições neste período, tendo como conseqüência a abertura de duas novas turmas, não será possível oferecer vagas no próximo semestre.

Rose Ferreira, 27 anos, é funcionária da Assessoria de Comunicação (Ascom) e está grávida de cinco meses. Desde o início de março, ela faz parte do projeto “Nadar pela Saúde” e fala sobre a vantagem de ter aulas no campus, seu local de trabalho, já que geralmente o tempo livre dos funcionários não se adequa ao horário das escolas de natação e a localização nem sempre é conveniente, além de comentar que provavelmente não se sentiria disposta para praticar exercícios físicos após um longo dia de trabalho.

Segundo Rose, as aulas estão lhe proporcionando benefícios tanto à saúde física quanto à mental, já que se livra do estresse do cotidiano durante as atividades. Por ser uma aluna especial, ela desfruta de aulas individuais, sob instrução da bolsista Dayse, e diz que se sente muito segura por saber que está nas mãos de uma professora capacitada para acompanhá-la, além disso, ressalta que os exercícios exclusivos trazem benefícios à sua gestação.

Apesar de ter procurado as aulas apenas depois de descobrir que estava grávida, para auxiliar no desenvolvimento do bebê, Rose afirma que pretende continuar no projeto após o nascimento de sua filha. “Será um ganho para mim”, diz ela.

Dayse conta que, além de Rose, outra gestante também participa do projeto e revela que essa atenção maior é fundamental para as duas, pois traz auxílios à hora do parto e proporciona um relaxamento que melhora a relação entre a mãe e o bebê. Ela ainda ressalta que até mesmo aqueles que nunca tiveram experiência com natação podem fazer normalmente as aulas, pois todos os alunos têm o acompanhamento de monitores capacitados a desempenhar as suas funções. “Esse projeto é um compromisso social da universidade, isso é o ‘fazer extensão’”, finaliza a professora.

O estudante do curso de Física, Jonrelison Silva Rodrigues, 21 anos, participa do projeto há 1 ano e meio. Ele nos conta que a oportunidade é ótima, principalmente pela comodidade de estudar e praticar a natação no campus.  “Além do horário, a vantagem principal é a financeira. Eu estudo aqui pela manhã e, ao sair da aula, fico das 12h às 13h, para nadar. Eu tive uma melhora na respiração, além do condicionamento físico, duas vezes melhor que numa academia. É muito bom”, resume Jonrelison.

O “Nadar pela Saúde” acontece sempre às segundas, quartas e sextas, no Parque Aquático da Ufal, situado no Campus A.C. Simões, nos seguintes horários: das 11 às 12h, das 12h às 13h, além das faixas entre 16h e 17h e 17h e 18h. Para obter mais informações sobre essa iniciativa, acesse o endereço http://nadarpelasaude2012.blogspot.com.br/