Ministério do Esporte garante obras para ampliação do Parque Desportivo

8,5 milhões de reais serão investidos para a criação de Complexo Desportivo da Universidade Federal de Alagoas

- Atualizado em
Vice-reitora conversa sobre a liberação de recursos pelo Ministério do Esporte | nothing
Vice-reitora conversa sobre a liberação de recursos pelo Ministério do Esporte

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Em reunião na manhã desta terça-feira (17), realizada no gabinete da vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha, foi discutida a construção do complexo esportivo da instituição. As obras têm recursos financeiros do Ministério do Esporte e correspondem ao projeto coordenado pela professora Leonéa Santiago, do curso de Educação Física, e articulado pela Pró-reitoria Estudantil (Proest).

O Ministério do Esporte garante a criação de novas instalações destinadas às atividades esportivas e o melhor aproveitamento das áreas que já existem na universidade. Serão investidos 8,5 milhões de reais para a construção de arena poliesportiva, piscina paraolímpica, pista de atletismo, campo de futebol, alojamento, e centro de treinamento – composto, também, por laboratórios.  A verba destinada à instituição será dividida entre os anos de 2012, correspondente a 4 milhões, e de 2013, quando chegam os 4,5 milhões restantes.

De acordo com a vice-reitora Rachel Rocha, o projeto oferece importante perspectiva para a dinâmica do Estado de Alagoas. “Essa estrutura não funcionará apenas para a Ufal. Ela terá uso ampliado, servirá ao Estado e sediará eventos de grande porte, como os internacionais”, destacou.

O projeto escrito elaborado pela universidade já está concluído e o próximo passo é o envio protocolar desse documento, por meio de postagem eletrônica. Esse procedimento acontece nesta semana para garantir agilidade ao processo. O projeto arquitetônico está em andamento; e a pretensão da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Ufal é a licitação de todas as obras até julho deste ano, para que já tenham início em 2012.

Outros projetos

A Lei de Incentivo ao Esporte prevê o fomento de ações desportivas em todo o País. Nesse contexto, a Ufal recebe recursos para a construção de Ginásio Poliesportivo, no qual existirão salas de dança e de ginástica, no Campus Sertão, em Delmiro Gouveia. Na capital, a verba viabilizada também inclui a recuperação da estrutura esportiva do Campus A. C. Simões.

No Campus Arapiraca, a construção dos espaços direcionados ao desenvolvimento de práticas esportivas não param. O pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson, destacou que a construção do ginásio e da piscina está em fase de conclusão.

Prevista para abril deste ano, a visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, deverá formalizar a criação dessas áreas. Os projetos estão inseridos nos objetivos do Ministério, cujo intuito é a expansão das oportunidades que eventos esportivos de grande porte oferecem aos brasileiros. A professora Leonéa Santiago, coordenadora do projeto, ressaltou que os espaços servem para atividades de toda a população. “O uso dessas instalações será feito pela comunidade acadêmica, pelas comunidades circunvizinhas e pelas escolas públicas”, lembrou.

Para consolidar a iniciativa, a Proest cria duas instâncias gerenciais. “Estamos criando a Gerência de Esporte, coordenada por Leonéa Santiago, e a Gerência Administrativa, sob a responsabilidade da técnica Marta Marinho. Os NAE [Núcleos de Assistência Estudantil] serão compostos por uma coordenação de esporte e serão implantados no interior e nas unidades localizadas fora das sedes”, informou o pró-reitor Pedro Nelson.

Informação aos alunos

Ainda na manhã desta terça-feira, ocorreu grupo de discussão sobre as obras em andamento na universidade. Participaram da reunião os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a vice-reitora Rachel Rocha, o pró-reitor Estudantil Pedro Nelson e a superintendente de Infraestrutura,  Nélia Callado.

Segundo Rachel Rocha, as reuniões acontecem para que os alunos tenham conhecimento das obras desenvolvidas nos campi. “Mantemos os alunos informados sobre as obras que contribuem com a vida estudantil, como o novo RU e a nova RUA. Isso é interessante, porque os estudantes criaram uma dinâmica de acompanhamento junto à Sinfra”, salientou.