Medicina Veterinária promove evento Pet Cidadão

O evento acontece neste domingo 22, a partir das 9 horas na Avenida Sílvio Viana, na orla da praia de Pajuçara

- Atualizado em
 | nothing

Diana Monteiro – jornalista

Alunos e docentes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas e outras entidades vinculadas à área realizam na Avenida Sílvio Viana, na orla da praia de Pajuçara,  atividades  centralizadas no controle de natalidade de cães e gatos, zoonoses e bem estar animal. O evento tem a coordenação da professora Márcia Notomi e constitui-se na primeira ação do Pet Cidadão, da Unidade de Viçosa.

Aberta ao público a ação de extensão transcorre até às 15 horas com programação variada, com tendas para esclarecimentos à população; feira de adoção; apresentação dos cães do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Estado; aulas de adestramento com apresentação de cães adestrados e  concursos  caninos. Serão premiadas as seguintes as categorias: o cão mais parecido com o dono, o maior cão, o cão mais esperto e o cão mais feio.

A professora Márcia Notomi ressalta que todos os animais que participarem da atividade devem estar com coleira e, se necessário, focinheira. É parceiro na organização do evento o Centro de Zoonoses de Maceió.

PET Cidadão

A professora Márcio Notomi destaca a importância de esclarecimentos à população relacionados às doenças que acometem cães e gatos e a desmistificação de alguns mitos atribuídos ao bem estar animal. Um dos mitos é quanto à castração animal. Os alunos envolvidos com o projeto defendem que é um mito dizer que castração engorda e de que o animal castrado não tomará mais conta da casa. A cirurgia é indolor e feita sob anestesia geral e depois de um pós-cirúrgico adequado, no máximo em dois dias, o animal estará brincando e restabelecido.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), zoonoses são doenças e infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos. Ou seja, mesmo não apresentando sinais clínicos, se o animal estiver infectado, pode ocorrer a transmissão para o homem e outros animais. As principais zoonoses são raiva, leishamaniose, leptospirose, toxoplasmose, larva migrans visceral, larva migrans ou bicho geográfico.