Incubal abre seleção para projetos de empreendedorismo

A chamada interna vai selecionar propostas de criação ou desenvolvimento de empresas com ideias inovadoras

- Atualizado em

Manuella Soares - jornalista

Estudantes, professores e técnicos da Ufal, que tenham interesse em criar e desenvolver pequenas e micro empresas, podem submeter projetos à seleção de empreendimentos pré-incubados, encubados e associados da Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal). A chamada interna recebe trabalhos tradicionais, socioculturais e tecnológicos até 8 de maio.

Quem quiser apresentar trabalho terá de registrá-lo no Protocolo Geral da Ufal, destinado à Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - Núcleo de Inovação Tecnológica - Programa de Empreendedorismo. No entanto, só serão consideradas as propostas que tenham aval da unidade acadêmica, comprometendo-se a ceder um espaço físico para desenvolvimento do projeto. É preciso preencher e entregar uma declaração de anuência assinada pela direção da unidade.

Para submeter um projeto à pré-incubação, os participantes devem seguir um modelo que responde a questões como dados dos empreendedores, estruturação da empresa, plano estratégico, investimentos, entre outras.  Confira o edital completo site da Incubal.

O processo seletivo constará de etapa de avaliação das propostas recebidas por uma equipe técnica formada pelos parceiros da Incubal e, posteriormente, avaliação presencial, com apresentação oral do projeto.  De acordo com o gerente da Incubal, Josilan Paulino Barbosa, essa comissão vai definir, baseada nos critérios de maturidade do empreendimento, se o projeto será pré-incubado, incubado ou associado.

Sobre a Incubal

A Incubal tem como principal objetivo coordenar ações empreendedoras. Situada no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, a Incubadora oferece apoio e orientação para o desenvolvimento de empresas tecnologicamente inovadoras, preferencialmente dentro das áreas de atuação da Ufal.

Quando um projeto é aprovado, passa por três fases: pré-incubação, incubação e graduação. A pré-incubação, que dura até um ano, é a fase de amadurecimento. Na incubação, a empresa passa a existir de fato e se desenvolver em um período de tempo que pode durar de dois a quatro anos. Já na fase da graduação, a empresa já está formada e pronta para “andar com as próprias pernas” no mercado concorrente.

As empresas selecionadas assinam um contrato e são instaladas no espaço da universidade, funcionando como uma espécie de laboratório, onde alunos bolsistas podem atuar no acompanhamento, em pesquisas e experimentos.

A Incubal oferece consultorias na área de psicologia organizacional, jurídica (quando necessário), contábil (na fase da pré-incubação) e plano de negócios. Após a graduação, em até quatro anos, a empresa pode continuar contando com a consultoria e o conhecimento da universidade, na condição de associada.