Feras de Engenharia do Campus do Sertão participam de nivelamento

Alunos ingressantes têm a oportunidade de revisar no curso conceitos de Matemática do ensino médio

- Atualizado em
Alunos instrutores do Curso de Nivelamento de Matemática | nothing
Alunos instrutores do Curso de Nivelamento de Matemática

Márcia Rejane - jornalista

O Campus do Sertão promoveu de 9 a 17 de abril, a primeira etapa do Curso Introdutório de Matemática (Cime) para os “feras” de Engenharia Civil e Engenharia de Produção. O curso tem a coordenação dos professores Bruna Rosa e Adeildo Amorim e é promovido pelo PET Engenharias e pelo Programa Ações,. A partir dele, alunos e ex-alunos participam organizando e ministrando as aulas da primeira etapa.

Os estudantes ingressantes têm a oportunidade de revisar conceitos de Matemática do ensino médio na primeira etapa do curso, bem como participam de uma Introdução ao Cálculo na segunda etapa, a qual é realizada ao longo do semestre letivo, totalizando carga horária de 80 horas. O objetivo é aumentar as chances de aprovação desses graduandos nas disciplinas que necessitam de forte embasamento em Matemática, assim como ampliar o contato dos novos graduandos com a Engenharia e os alunos veteranos.

Segundo o estudante Daone Santos, coordenador do evento, “o Cime é uma boa oportunidade para os calouros dos cursos de Engenharia revisarem os conteúdos do ensino médio e aprenderem  conceitos que introduzem o Cálculo Diferencial. O curso também beneficia os instrutores, desenvolvendo a capacidade pedagógica, estimulando a busca de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e melhorando o desenvolvimento de apresentações gráficas”.

Em paralelo ao curso, o PET-Engenharias e Programa Ações também desenvolveram outras atividades nesse período que antecede o início das aulas. Como exemplo, os feras visitaram a Exposição de Engenharia e Tecnologia (ETEC), que tem como objetivo divulgar tecnologias pesquisadas e confeccionadas pelos estudantes, bem como participaram da Oficina de Construção de Protótipos de Pontes de Macarrão. Além dessas atividades, houve competição com as pontes construídas na oficina, onde será vencedora a equipe que conseguiu construir a ponte com maior capacidade de carga.