Estudos sobre religiões são debatidos no Campus Maceió

Instituto de Ciências Sociais realiza minicurso e colóquio sobre o tema

- Atualizado em

No dia 23 de abril, a partir de 13h, no auditório do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes (ICHCA), ocorre o colóquio “Desvendando as Religiões”. Com iniciativa do Instituto de Ciências Sociais (ICS), a atividade reúne vários professores, de diferentes cursos, que desenvolvem pesquisas e ações, cujo tema se relaciona com a área de Ciência das Religiões.

Na ocasião, serão realizadas três mesas-redondas enfocando as vicissitudes enfrentadas pelos grupos religiosos. A primeira inicia-se discutindo o cristianismo,da idade média até o televangelismo contemporâneo, com os professores Wagner Ribeiro (COS) e Raquel Parmegiani (CPDHis). Às 15h30, o surgimento de novos movimentos religiosos vinculados ao esoterismo e à bruxaria será o tema de debate com os professores Amaro Braga (ICS) e Amurabi Oliveira (Cedu). A atividade se encerra com o debate sobre as religiões afrobrasileiras em Alagoas, com o professores Dalmer Pacheco (COS) e Irinéia Franco (CPDHis).

Minicurso

Já o minicurso ocorrerá em dois dias, 8 e 15 de maio, no miniauditório do mestrado em Sociologia do ICS, das 9h às 12h. Este será o módulo 2, intitulado “Religiões Proféticas”. O primeiro módulo, “Religiões Orientais”, aconteceu no segundo semestre de 2011 e contou com a participação de 45 alunos. As vagas aumentaram.: são 50 ao todo, que serão preenchidas pela ordem de inscrição.

“Desvendar é descobrir. É tirar aquilo que impede a visão. Tirar as vendas colocadas pelo etnocentrismo, pelo senso comum e pelo preconceito. Nosso colóquio busca, antes de tudo, propiciar um maior entendimento sobre o fenômeno religioso e suas mudanças. E termina sendo um oportunidade interdisciplinar de aproximar os alunos, interessados em pesquisar estes assuntos, dos professores que atuam nestes temas", revela o professor Amaro Braga, organizador dos dois eventos.

As inscrições estão sendo feitas na secretaria do ICS (com a bolsista Juliana).Mais informações: 3214-1323