Encontro Regional de Economia movimenta o campus no feriadão

Cerca de 400 estudantes do Nordeste participam do evento

- Atualizado em

Myllena Diniz, Deriky Pereira e Renata Menezes – estudantes de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas permanece com movimento intenso durante toda a Semana Santa. Desde quarta-feira,4, até o domingo, 8 de abril, o Campus A. C. Simões, em Maceió, recebe pessoas de todos os estados do Nordeste para o Encontro Regional de Estudantes de Economia (Ereco) – evento realizado anualmente pelos universitários da área para a promoção de integração, conhecimento e debate sobre a conjuntura contemporânea. Neste ano, o encontro destaca a discussão sobre os impactos da crise mundial na região nordestina e as possíveis soluções ambientalmente sustentáveis para o seu crescimento.

Palestras, minicursos de formação profissional, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos compõem a programação do evento, organizado pelo Centro Acadêmico de Economia da Ufal. Na manhã desta quinta-feira (5), graduandos e mestrandos do curso apresentaram suas pesquisas, com diferentes temáticas, entre elas a evolução da desigualdade de renda e da pobreza no Brasil nos últimos 30 anos; a contribuição do Banco Nordeste para o desenvolvimento regional no período da crise mundial; e a geração de eletricidade no País, que inclui os desafios na produção de insumo básico diante do contexto ambiental e econômico atual.

Na manhã de quinta-feira, 5, a explanação dos trabalhos científicos chegou ao fim com a palavra de Paula Fradines, mestranda da Ufal, que destacou a descentralização industrial brasileira na dinâmica espacial no período de 1994 a 2009. A partir de análises com foco nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, seus estudos comparam as estruturas produtivas desses locais em relação ao Brasil. “Percebemos que o Nordeste e o Sul estão mais próximos da estrutura produtiva do País, enquanto o Sudeste se afasta desse processo. Já no aspecto da multiespecialidade, o Sudeste se destaca, o Sul cresce nesse indicador, mas o Nordeste continua distante”, ressaltou.

Ainda na manhã desta quinta, no auditório da Reitoria, a mesa-redonda sobre “Reforma agrária como solução para o problema fundiário do Nordeste” aprofundou os debates sugeridos pelo evento. Para isso, estiveram presentes a representante do Movimento dos Sem Terra (MST), Débora Nunes, e o representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Golbery Lessa, que considera o tema importante devido à sua relevância na atualidade. “Todos sabem que a Reforma é uma positividade”, acrescentou Golbery.

Simultaneamente, no auditório da Faculdade de Medicina, a palestra intitulada “A expansão do microcrédito e a importância dos bancos estatais para o desenvolvimento do Brasil” contou com a participação do gerente do Crediamigo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Carlos Campos, que comentou as origens e as finalidades do programa de microcrédito, originado em 1998. Além disso, Carlos explicou as diferenças existentes entre o crediamigo e o agroamigo, que funcionam, respectivamente, como microempreendedor urbano e microempreendedor rural.

Estudantes de vários estados aproveitam o momento para trocar conhecimentos com os alunos da Ufal e apresentar pesquisas que desenvolvem em suas instituições. Para Victor Ferreira, graduando da Universidade Federal de Pernambuco, o encontro é uma oportunidade para entrar em contato com outras realidades e abordagens da Economia. “Esse momento é uma abertura para ver trabalhos com diferentes conteúdos, além de apresentar a outros pesquisadores os estudos que desenvolvo na área de indústria fonográfica, nos quais busco analisar se, devido à pirataria, se a indústria está em crise ou não”, explicou.

A mesa-redonda sobre os impactos da crise econômica mundial no Brasil e na região Nordeste, sob o comando do professor Reynaldo Rubem, deu início as atividades do encontro na noite de abertura, naquarta-feira (4), que prosseguem nos três dias de encontro, com grupos de discussão, palestras, apresentações de trabalhos científicos, e oficinas de slackline e de fotografia. Confira a programação completa no site http://caecoufal.com.br/ .