Conselho Universitário aprova suspensão das atividades em Arapiraca

Decisão foi tomada em reunião, na última segunda, e visa a garantia de proteção para a comunidade acadêmica

- Atualizado em

Simoneide Araújo – jornalista

Por unanimidade, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas aprovou a suspensão das atividades no Campus Arapiraca, paralisadas há mais de uma semana. A falta de segurança no local, por estar localizado ao lado presídio Desembargador Luís de Oliveira Souza foi o motivo da decisão tomada na última segunda (9).

A administração central da Ufal apoia a decisão e defende que as atividades só devem ser retomadas quando os órgãos responsáveis tomarem as providências necessárias para não mais colocar em risco a vida da comunidade acadêmica. Até a próxima sexta-feira, 13, o reitor Eurico Lôbo irá se reunir com o governador Teotônio Vilela para cobrar ações urgentes para resolver o problema da falta de segurança na região do entorno do presídio.

Eurico Lôbo também aguarda que seja firmado um Termo de Ajustamento de Conduta entre a prefeitura de Arapiraca e o governo do Estado. Isso irá definir o local onde o novo presídio será construído. “Estamos engajados para cobrar ações efetivas e urgentes. Sem isso, não temos condições de voltar às atividades. Seria um risco para nossos alunos e servidores”, afirmou.

Nota

Na reunião do Consuni também foi definida uma comissão para elaborar uma nota para chamar o Governo do Estado à responsabilidade e cobrar soluções para o problema da falta de segurança. O grupo é formado pelos professores Pedro Nelson, pró-reitor Estudantil; Ana Maria Ávila Mendonça, diretora da Faculdade de serviço Social;  Antônio Passos, da Associação dos Docentes da Ufal, e Eliane Aparecida Holanda, diretora acadêmica do Campus Arapiraca.