Congresso sobre o semiárido alagoano está com inscrições abertas

O evento será no Campus Arapiraca, de 5 a 8 de junho

- Atualizado em
 | nothing

Diana Monteiro – jornalista

Os interessados em participar com artigos científicos no Congresso Internacional da Realidade Semiárida e 2º Simpósio Alagoano sobre Ecosssitema do Semiárido: os recursos hídricos, potencialidades e desenvolvimento socioeconômico da região, têm até o dia 30 deste mês para fazer a inscrição.

Os eventos serão em Arapiraca, de 5 a 8 de junho e é promovido pelo Grupo Multidisciplinar de Estudos Experimentais do Semiárido Alagoano e do Programa Lato-Sensu em Ciências Ambientais, iniciado no Campus do Sertão em 2011,  sob a coordenação do professor José Gomes Chaves, do Instituto de Geografia e Meio Ambiente (Igdema).

O evento tem como local o auditório do Fórum da cidade de Arapiraca e se destina a estudantes, técnicos e profissionais de todas as áreas,  interessados nos temas que  abordarão principalmente as regiões semi-áridas e os desafios atuais para o desenvolvimento regional, considerando os aspectos social, ambiental, econômico e político.

Os debates contarão com a participação de pesquisadores locais, regionais, nacionais e internacionais, a exemplo de Assaf Barnea, de Jerusalém e José Maria Gómez Nieves, representante da Embaixada da Espanha no Brasil. Nove alunos da primeira turma do curso de especialização em Ciências Ambientais, apresentarão na oportunidade, as suas monografias, em forma de artigos científics.

José Gomes destaca que dentre as normas para elaboração dos artigos científicos, está a redação do texto que poderá ser nos idiomas Português, Inglês ou Espanhol, limitado ao total de 5 páginas e deverá conter: título, autores, resumo, abstract, material e métodos, resultados e discussão, conclusões e bibliografia consultada.

“O formulário de inscrição o interessado encontra no endereço eletrônico do simpósio  onde constam todas as informações”, enfatizou o professor. A inscrição, para estudante tem valor de R$ 50,00 e para profissional, R$ 80,00. Cada inscrição dá direito a apresentação de até três Artigos.

O evento conta com a parceria das Pró-reitorias de Extensão (Proex), de Pós-graduação e Pesquisa (Propep) e do Campus Arapiraca e é patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). Mais informações sobre o congresso e simpósio pelo telefone (82) 3214 -1446.