Campus do Sertão abre inscrições para curso Pré-Enem Comunitário

São 60 vagas para alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas de Delmiro Gouveia

- Atualizado em

Diana Monteiro – jornalista

De 16 a 20 deste mês, o Campus do Sertão está com inscrições abertas para o curso Pré-Enem Comunitário em Matemática e suas Tecnologias, ofertando 60 vagas para alunos egressos ou matriculados no terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas da cidade de Delmiro Gouveia. Essa é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) das Engenharias em parceria com o Programa de Extensão Ações, e tem início no dia 5 de maio.

A inscrição é feita somente pelo site que contém todas as informações.  De  acordo com a professora Bruna Rosa, tutora do PET Engenharias, a iniciativa  é gratuita e tem  a finalidade de dar condições aos alunos de aprimorarem os conhecimentos em Matemática e suas tecnologias, reforçando a preparação dos futuros universitários na disciplina, para um melhor resultado no processo seletivo da Ufal, ou de outras instituições de ensino superior públicas ou privadas.

O curso tem a coordenação do professor Adeildo Amorim, as aulas  ocorrerão aos sábados na sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, serão ministradas por alunos do PET Engenharias e bolsistas do Programa de Extensão Ações e é dotado também  de atividades extraclasse. “O curso ofertado estende-se até a realização do Enem 2012 e não tem a pretensão de substituir o papel formador das escolas de ensino médio, mas sim de estabelecer parcerias, apoiando alunos e professores nesse processo de transição tão difícil que é o ingresso na universidade. Com mais esta ação, esperamos retribuir à sociedade um pouco do que ela investe para que possamos estar em uma universidade federal”, enfatiza o professor Adeildo.

Seleção

Conforme o Edital, é exigido como pré-requisito que o aluno seja oriundo de escola pública ou estar cursando o ensino médio em escola pública, escola cenecista ou privada, na condição de bolsista.  Serão priorizados na seleção alunos residentes na periferia  de Delmiro Gouveia e com menor renda familiar, de até três salários mínimos. A entrega da documentação exigida tem como local a sala 19 do Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharias, no 1º andar da sede Delmiro Gouveia – localizada na Rodovia AL 145 –Prefeito José Serpa de Menezes.

O site do curso Pré-Enem Comunitário divulga de 23 a 26 de abril a lista dos alunos que tiveram a inscrição homologada. Eles se submeterão a uma prova escrita com múltiplas escolhas de Matemática do Ensino Fundamental no dia 28 de abril, às 14 horas na sede Delmiro Gouveia. O resultado final dos 60 alunos selecionados sai no dia 4 de maio. O curso Pré-Enem Comunitário é financiado pelas Pró-reitorias de Extensão (Proex) e Estudantil (Proest) e pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação  (Sesu-MEC).