Ana Dayse Dorea assume vaga no Conselho Nacional de Educação

A solenidade aconteceu na sede do Conselho, em Brasília, e o termo de posse foi lido pelo presidente Antônio Carlos Caruso Ronca, ex-reitor da PUC de São Paulo

- Atualizado em
Ana Dayse assina termo de posse, em Brasília

A reitora honorária da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Rezende Dorea, assumiu nesta terça-feira, 10 de maio, o cargo de conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE), um dos mais importantes postos na hierarquia da educação nacional.

A ex-reitora foi indicada pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad, referendada pelo atual ministro Aloísio Mercadante e nomeada no dia 22 de março pela presidenta Dilma Rousseff. A ex-reitora recebeu as boas vindas do conselheiro  Paulo Speller, ex-reitor da Universidade Federal do Mato Grosso. “Estamos felizes com sua chegada, que traz competência e companheirismo para o conselho, qualidades conhecidas de todos que acompanharam sua profícua gestão de oito anos à frente da universidade alagoana”, disse ele.

Em seu discurso, Ana Dayse agradeceu a presidenta Dilma Roussef por sua nomeação e garantiu empenho “diuturno” na busca por realizar as atribuições recebidas. “Nosso Estado, que enfrenta mazelas seculares mas não se dobra ao infortúnio, é berço de inteligência e de saudável ousadia. Alagoas, nosso chão, é nossa estrela radiosa que tantas luzes empresta ao país. Temos valores, temos riquezas, temos milhares de homens e mulheres de bem os quais minha pessoa buscará aqui representar. Orgulha-me fazer a voz de Alagoas ecoar neste Conselho. Minha posse aqui representa a posse de cada aluno, de cada técnico e de cada professor da querida Universidade Federal de Alagoas neste pleno”, destacou a nova conselheira.

O CNE é um órgão colegiado integrante da estrutura do Ministério da Educação (MEC). Composto por duas Câmaras (Educação Superior e Educação Básica), cada uma com 12 membros, o Conselho atua na formulação e avaliação de toda a política nacional de educação. Ana Dayse vai participar da Câmara de Educação Superior do Conselho. A função do Conselho é discutir e deliberar sobre normas e assessorar o Ministro de Estado da Educação na condução das ações nacionais no campo da educação básica e superior.

As reuniões são mensais. Conheça mais do Conselho Nacional de Educação.