Programa de Assistência Estudantil mostra novidades

Informações sobre cadastros para o RU, inscrições em programa de bolsas e oferta de vagas na Residência Universitária

07/03/2012 12h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Casa da Residência Universitária no Campus Maceió

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) deu início ao calendário 2012 de ações de auxílio aos estudantes da Universidade Federal de Alagoas. A partir de abril, serão abertas as inscrições para os Restaurantes Universitários (RU) do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e do Campus A. C. Simões. Enquanto isso, os comensais que já fizeram o recadastro, via sistema on-line, têm até o dia 30 de março para assinar a lista de frequência. Outras atividades, como o cadastramento no Programa de Bolsa Permanência, acontecem durante todo ano, sem lançamento de edital.

Cerca de 1.500 alunos são beneficiados com refeições gratuitas no RU do Campus A. C. Simões e 150, no do Ceca. O programa também se estende para os 110 moradores da Residência Universitária - os residentes usufruem, diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados, do restaurante localizado na moradia.

Após o período de recadastro, realizado por meio do Sistema de Informações para o Ensino (Sie Web), os estudantes que já participavam do processo, e que ainda possuem vínculos com a universidade precisam apenas assinar a lista de frequência. “Basicamente, não haverá o recadastro presencial. Quem possuía o benefício não precisa passar por reavaliação, pois já comprovaram, em anos anteriores, que necessitam do auxílio. Mas, caso não assinem a frequência do RU até o dia 30 deste mês perderão a oportunidade”, destacou a assistente social Helez Tavares.

Em abril serão abertas as inscrições para os alunos que desejam se cadastrar nos restaurantes. A demanda, que será divulgada após o ajuste dos comensais, ainda não está direcionada ao novo RU (que está em construção), mas o pró-reitor estudantil, Pedro Nelson Ribeiro, revelou quais são as perspectivas para o lançamento. “O novo RU deve funcionar a partir do segundo semestre. Ele terá capacidade para três mil pessoas e será aberto a todos. Os alunos com vulnerabilidade econômica continuarão com a assistência garantida, e os demais farão o cadastro on-line e pagarão uma taxa mínima. Vamos disponibilizar os menores valores possíveis, sem fins lucrativos, que têm como único objetivo suprir os custos da alimentação. Provavelmente, os valores para os alunos e para os servidores serão R$ 3,00 e R$ 6,00, respectivamente”.

Programa de Bolsa Permanência

A demanda do Programa de Bolsa Permanência, voltada para alunos com vulnerabilidade socioeconômica, é crescente. As vagas surgem para substituições e ampliações de funções em diferentes setores da universidade e garantem o auxílio de R$ 360 mensais aos estudantes que integram o projeto. Durante o ano inteiro, a Proest realiza inscrições nas segundas, terças e quartas-feiras. Já o atendimento para reavaliações acontece às quintas-feiras. Essa dinâmica permite que o lançamento de edital seja substituído por uma chamada ao alunado, para lembrá-lo que o período de cadastro continua aberto, sem prazo para encerramento.

Segundo o pró-reitor, em 2012 o programa apresenta algumas inovações, que fortalecem a atuação e o aprendizado dos bolsistas. “Neste ano, colocaremos em prática uma experiência piloto. Ofertaremos cem bolsas permanência para extensão e outras cem para pesquisas. Percebemos que muitos alunos têm participado de experiências burocráticas. No entanto, queremos evitar que um aluno de Psicologia, por exemplo, fique responsável pelo Laboratório de Química. Assim, pretendemos aprimorar a formação acadêmica deles”, revelou.

Perspectivas para a Residência Universitária

De acordo com a assistente social Helez Tavares, a Proest está em fase de levantamento de vagas para a Residência Universitária da instituição, localizada em frente à Praça Sinimbú, no Centro de Maceió.

Com a construção da nova moradia, situada no próprio Campus A. C. Simões, a expectativa é de que no segundo semestre – período em que as casas, provavelmente, serão finalizadas – a Ufal possa dobrar o número de residentes. “Atualmente, temos 110 alunos na Residência Universitária, mas pretendemos aumentar essa quantia para 230 no próximo semestre”, ressaltou Pedro Nelson, pró-reitor estudantil.

Todos os campi da universidade são beneficiados com diferentes programas implantados pela instituição. No interior, a assistência ocorre por meio de Bolsa Permanência e dos Auxílios Moradia e Alimentação.