Independência energética da Ufal custará R$ 6,5 milhões

Projeto da subestação para universidade foi entregue ao MEC pelo reitor Eurico Lôbo

- Atualizado em

Simoneide Araújo – jornalista

Para livrar a Universidade Federal de Alagoas das constantes quedas de energia elétrica, será necessária a instalação de uma subestação no Campus A.C. Simões. Para viabilizar a construção, na última quarta-feira (7), o reitor Eurico Lôbo esteve em Brasília e entregou ao secretário de Educação Superior, Amaro Henrique Pessoa Lins, projeto orçado em R$ 6,5 milhões.

Segundo Eurico Lôbo, a Ufal não tem como bancar a obra com recursos do orçamento e, por isso, recorreu ao Ministério da Educação. “O projeto prevê a construção de uma sustação de 69 KV, que vai garantir energia elétrica de qualidade para atender às demandas atuais e às dos próximos dez anos, já prevendo a ampliação da infraestrutura”, justificou.

De acordo com o pró-reitor de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, a subestação terá potência de 5 megawatts, o que significa o dobro da capacidade atual. “Se conseguirmos a aprovação do projeto, vamos tornar o campus, em Maceió, independente dos bairros vizinhos, em termos de fornecimento de energia. Não teremos mais problemas com quedas de energia elétrica, como acontece constantemente”, declarou.

Além de melhorar o fornecimento, a subestação também vai representar economia de 20%. “Atualmente, a Ufal gasta 400 mil reais por mês com energia elétrica”, completou Pedrosa.

Na próxima segunda-feira, 12, o reitor e o pró-reitor vão estar em Brasília para tratar, entre outros assuntos, da aprovação do projeto. “Estamos na expectativa de conseguirmos sinalização positiva do MEC”, ressaltou Eurico Lôbo.