Estudantes exercitam prática profissional e se destacam no mercado

A Feac investe em laboratórios e empresas estudantis contribuem para formação empreendedora

13/03/2012 11h00 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Estudantes exercitam a profissão nas empresas mantidas pela universidade

Estudantes exercitam a profissão nas empresas mantidas pela universidade

Lenilda Luna - jornalista

Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) ocupar espaço no mundo empresarial e na gestão pública é uma necessidade que os alunos sentem desde o início da vida acadêmica. Para unir teoria e prática, os cursos têm empresas  laboratórios, programa de tutoria  e programas de pós-graduação que auxiliam na qualidade dos profissionais que se lançam no mercado.

Essas atividades contribuem para que os egressos dos cursos concluam a graduação com um bom nível de experiência. “A maioria dos nossos alunos se forma com boas propostas de emprego ou com aprovação nos mestrados de várias universidades brasileiras”, comemora o diretor Luiz Antônio Palmeira Cabral.

As graduações de Economia e Contabilidade contam com a Econt Consultoria, formada por estudantes, com orientação dos professores, que oferece serviços como: avaliação de viabilidade econômica para implantação de novas empresas, análise do fluxo de caixa em busca de equilíbrio financeiro, planejamento tributário para equacionar o pagamento de tributos, entre outros.

Já o curso de Administração tem a JRS Consultoria, que presta serviço de orientação às empresas, auxiliando no planejamento estratégico e ainda nas áreas de marketing, finanças e pessoal. Os estudantes atendem à demanda com orientação de mestres e doutores. A JRS Consultoria está, inclusive, com inscrições abertas para o processo seletivo de 2012, até 23 de março.

Segundo Carlos Torres, que faz o 4º período de Administração e atualmente preside a JRS Consultoria, a oportunidade de trabalhar na empresa júnior é fundamental para a formação profissional. “Aqui conseguimos visualizar como será nossa atuação no mercado de trabalho e podemos nos familiarizar com a dinâmica da profissão, com a abordagem aos empresários e com a forma de oferecer o nosso produto”, relata o estudante.

E ainda tem o PET Economia, fundado em 1979, com o objetivo de estimular os talentos universitários, contribuindo para a formação profissional e intelectual dos alunos, com atividades de ensino, como monitorias e cursos de nivelamento, pesquisas e extensão.

Pós-graduação

Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Feac também têm essa marca de estreito relacionamento com a realidade local. O Mestrado em Economia, iniciado em 2009, com concentração em Economia Aplicada, por exemplo, estimula a produção de pesquisas sobre desenvolvimento, competitividade e inovação nos setores econômicos ou arranjos produtivos da região Nordeste e do Estado de Alagoas.

A Feac também realiza cursos de especialização em Gestão Pública e Empresarial, Gestão Universitária, Gestão Ambiental, Marketing, Turismo, Desenvolvimento Regional, Economia Agroindustrial, Teoria Econômica, Auditoria, Controladoria e Controle Externo. “É a nossa contribuição para a formação de profissionais qualificados, com capacidade para intervir nestas áreas de gestão buscando melhoria da qualidade e compromisso com o desenvolvimento de Alagoas”, ressalta Luiz Antônio.

Ele informa ainda que um novo mestrado deve ser implantado em breve, na modalidade a distância, com concentração em Administração Pública. “O projeto é nacional e tem a finalidade de qualificar os gestores do setor público. Nossa adesão já foi aprovada pelo Ministério da Educação e estamos aguardando que o governo informe sobre o início das atividades”, explica o diretor.

Revistas especializadas

A revista “Economia Política do Desenvolvimento, editada pela Editora da Ufal (Edufal) desde 2008, em parceria com a Companhia de Empreendimentos do Estado de Alagoas, também é um orgulho da gestão da Feac. “Conseguimos reunir nesta revista artigos de especialistas renomados no Brasil. Cada edição tem um tema, que é aprofundado com informações relevantes para os pesquisadores da área”, informa o diretor da unidade.

A publicação é editada a cada quatro meses, nas versões impressa e on-line, e tem como proposta promover o debate sobre o futuro da região Nordeste. O projeto tem financiamento do Banco do Nordeste e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “O apoio dessas agências indica o reconhecimento conquistado pela revista, por contribuir com a reflexão sobre os rumos políticos e econômicos da região Nordeste”, destaca Luiz Antônio.

Como exemplo da qualidade dos artigos publicados na revista, uma das edições, homenageando o pesquisador alagoano, Gildo Marçal Bezerra Brandão, que nasceu em Mata Grande, Alagoas, e faleceu em São Paulo, em fevereiro de 2010, contou com artigos de doutores da UnB, Unicamp, UFRJ, além da Ufal. “O interesse de tantos pesquisadores em publicar na nossa revista demonstra que ela está se tornando referência na academia”, comemora o diretor.

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade também publica  revista on-line de “Gestão e Empreendedorismo”, com artigos na área de administração, como empreendedorismo, gestão da inovação, marketing, recursos humanos, finanças, comunicação e novas tecnologias.

E ainda tem a revista “Registro Contábil”, on-line, com artigos inéditos sobre Contabilidade, direcionados a professores, pesquisadores e alunos. As contribuições podem ser submetidas eletronicamente, no próprio site da publicação, que é indexada pelo Latindex, o sistema on-line que relaciona as revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.

Leia também: Curso de Economia tem projetos aprovados no Ipea