Estudante de Medicina Veterinária faz intercâmbio na Universidade do Porto

Evelynne Melo cumpre estágio curricular obrigatório e deve retornar em junho deste ano

- Atualizado em
Evelynne Melo na Universidade do Porto

A aluna de Medicina Veterinária da Ufal, Evelynne Hildegard Marques de Melo, enviou notícias e fotos da Europa. Muito feliz com a experiência de intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, ela diz que não está sentindo dificuldades para acompanhar o programa. “Estudar na Europa, em uma universidade de renome, me fez perceber que, mesmo com dificuldades vivenciadas na unidade de Viçosa, nós temos um bom nível acadêmico”, ressalta a estudante.

Os estudantes de Medicina Veterinária da Ufal, que estão concluindo o curso, devem passar no último período pela prática de estágio curricular obrigatório. Como o Hospital Universitário da Ufal está em construção, eles cumprem essa disciplina em outras universidades brasileiras ou fora do País. Segundo informações da estudante, a turma, que iniciou o curso em 2007, tem alunos estagiando na Universidade Estadual de São Paulo, na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Evelynne Melo preferiu se candidatar a uma experiência internacional e, depois da análise do currículo, foi aceita no programa de intercâmbio com a universidade portuguesa. “Estou fazendo o estágio supervisionado no Hospital Veterinário da Universidade do Porto, com a possibildiade de interagir com estudantes de diversas nacionalidades, já que sou a única brasileira neste curso”, destaca a universitária.

O período de intercâmbio ocorrerá até a conclusão do curso e Evelynne Melo deve retornar ao Brasil para apresentação do trabalho final (TCC), em junho deste ano. “Aqui no curso, ao acompanhar o rigor nos atendimentos clínicos e cirúrgicos, percebo que as aulas com meus professores, em Viçosa, de fato contribuíram bastante para a minha formação”, diz a aluna, agradecendo aos docentes pela dedicação ao ensino.

A aluna diz que decidiu cursar o último período na faculdade de um grande centro para ter este parâmetro entre o aprendizado na pequena cidade de Viçosa e o ensino em um grande centro europeu. “Acredito que para alcançar excelência na qualidade do curso de Veterinária da Ufal, é preciso este investimento na infraestrutura. Temos ótimos professores e, no mais, depende muito também da dedicação pessoal do aluno”, destaca a estudante.

Evelynne conta que na Universidade do Porto está aprendendo a lidar com equipamentos de tomografia computadorizada, ultrassonografia, radiografia, banco de sangue, além de acompanhar cirurgias diversas. “A medicina veterinária na Europa tem uma abordagem profilática, pois como não há muitas doenças infecciosas, devido ao rigor para criação dos animais, os médicos veterinários atuam mais na prevenção”, conta.

Bom exemplo europeu

A estudante observou ainda que, em Portugal, as regras para a criação de animais domésticos são bem mais rigorosas que no Brasil. “Aqui os cidadãos precisam identificá-los com registro na prefeitura. Todos os cães e gatos têm um chip implantado. Desse modo, eles são monitorados, para manter em dia a vacinação e vermifugação”, relatou Evelynne.

Esse controle na criação dos animais contribui bastante para evitar a proliferação de doenças que podem atingir também os seres humanos. Além disso, como são bem vigiados e não ficam soltos, a ocorrência de acidentes de trânsito é bem menor do que nas ruas e estradas brasileiras. “Os donos de cães e gatos que não cumprirem essas regras podem ser multados em até cem euros”, informa a estudante.