Engenharia Civil organiza simpósio nacional sobre concretos

Especialistas da área de vários países estarão reunidos na capital cearense de 29 a 31 de março

07/03/2012 11h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

A Universidade Federal de Alagoas é uma das organizadoras do 5º Simpósio Internacional sobre Concretos Especiais (Sinco 2012), que será realizado em Forteleza - Ceará, de 29 a 31 de março. A Ufal é representada no comitê organizador pelo professor Paulo Cesar Correia Gomes, do Programa de Pós-graduação de Engenharia Estrutural do Centro de Tecnologia (Ctec-Ufal). Também são realizadores do simpósio a Universidade Estadual Vale do Acaraú, o Instituto de Estudo dos Materiais de Construção e a Universidade do Vale dos Sinos.

Além das universidades brasileiras, vão participar do evento conferencistas de vários países, como Espanha, Cuba, República Tcheca, Índia e Portugal. O objetivo é  promover a divulgação de novos conhecimentos na tecnologia do concreto, em especial aqueles que se caracterizam por possuírem propriedades diferenciadas. Os pesquisadores querem ampliar os conhecimentos sobre os materiais componentes dos concretos especiais, discutir suas características e propriedades, assim como divulgar as possibilidades de aplicações, contribuindo para a melhoria da qualidade, e consequentemente maior durabilidade das obras em concreto de cimento portland.

O simpósio conta com conferências, apresentação de pôsteres e cursos de curta duração, com a orientação de pesquisadores de renome internacional. Entre os temas abordados estão: materiais constituintes e composições, produção, controle da qualidade e colocação em obra e os aspectos ambientais. A sumissão de artigos para apresentação foi prorrogada até 10 de março. Mais informações no site