Desenvolvimento Agrário propõe atuação conjunta com universidades

Parceria entre as instituições propõe capacitação de cooperativas dos Territórios Rurais em Alagoas

- Atualizado em
Reunião com membros do MDA foi o primeiro passo para promover parceria entre instituições

Jhonathan Pino - jornalista

A vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha, recebeu na última quarta-feira (21), o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Jerônimo Rodrigues, para discutir possíveis parcerias visando ao desenvolvimento dos Territórios Rurais do Estado.

O encontro foi promovido pelo delegado regional do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho, com o intuito de pedir a colaboração da Ufal para a capacitação dos membros dos colegiados dos territórios. Os integrantes destas cooperativas são responsáveis pela elaboração de trabalhos técnicos submetidos ao Ministério, no entanto alguns deles deixaram de receber recursos do MDA por algumas falhas técnicas nos projetos.

Se estabelecido o convênio entre as universidades e o MDA, os professores das instituições de ensino superior atuarão na capacitação de cooperativas que fazem parte do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais.

“A ideia é que tivéssemos uma reunião com a Ufal e a Uneal [Universidade Estadual de Alagoas] para fazer um levantamento dos instrumentos que possuímos para a atuação qualificada nos territórios rurais”, explicou Coutinho.

Junto com os pró-reitores de Extensão, Eduardo Lyra, e Estudantil, Pedro Nelson, a vice-reitora falou sobre a necessidade de uma conversa entre as universidades alagoanas, inclusive o Instituto Federal de Alagoas, para a definição dos possíveis campos de atuação das instituições nesses territórios.

“Temos que trazer as áreas mais próximas de atuação para desenvolvê-los com qualidade e verificar as pessoas que tem perfil e disponibilidade para legitimarmos uma ação conjunta no Programa”, ratificou Pedro Nelson.

Desenvolvimento sustentável dos territórios rurais

A partir do programa, a Secretaria atua em 164 territórios rurais de todo País, apoiando a organização e o fortalecimento institucional dos atores sociais locais na gestão participativa, com o objetivo de garantir o atendimento às necessidades básicas da população e ampliar as oportunidades de geração de renda de forma descentralizada e sustentável nestas regiões.

Em Alagoas são sete territórios rurais definidos pelo programa, dos quais participaram da reunião os assistentes técnicos dos colegiados dos territórios do Litoral Norte, Orlando Morais, e do Agreste, Moisés Leandro.