Curso de História debate América Portuguesa em colóquio

Evento reúne palestrantes de fora do Estado e será dia 12 no auditório do Ichca, no Campus Maceió

06/03/2012 12h18 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

Mauricélia Ramos - jornalista

O Grupo de Estudos América Colonial (Geac) do curso de História da Ufal promove, na segunda-feira, 12, o 1º Colóquio Nacional Geac – Poder, Instituições e Redes Políticas na América Portuguesa, que contará com participação de professores da Bahia, Paraíba e Rio de Janeiro. As inscrições custam R$ 10 e podem ser feitas pelo site http://ufal-geac.com.br/eventos/ ou no dia do evento.

O colóquio será no auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) a partir de 14h e começa com a mesa-redonda “Práticas Políticas, Formação de Elites e Relações de Poder no Nordeste”, com a participação de Avanete Pereira, da Universidade Estadual de Feira de Santana; Rodrigo Ceballos, da Universidade Federal de Campina Grande; e Antônio Filipe Pereira Caetano representando a Ufal.

A partir das 17h30, terá o lançamento do livro Alagoas Colonial: Construindo Economias, Tecendo Redes de Poder e Fundando Administrações e em seguida a palestra “Facetas do Poder e Redes Administrativos na América Portuguesa”, com Maria Fernanda Baptista Bicalho, da Universidade Federal Fluminense.

De acordo com o coordenador do Geac, professor Antônio Filipe Pereira Caetano, o evento deve movimentar alunos não só de História, mas também das Ciências Sociais, Geografia e Pedagogia. “Convidamos todos para o colóquio e objetivamos com ele inserir Alagoas nessa discussão da História Colonial. Pretendemos também preparar todos para o Encontro Internacional de História Colonial, que será em Belém, no mês de setembro”, destaca, acrescentando que pretende-se trazer esse encontro para a Ufal em 2014.

Mais informações pelos telefones 3214-1329/ 9965-1151 ou pelo e-mail ufalgeac@hotmail.com