Cedu oferta disciplina para alunos de todos os cursos de pós-graduação

Aulas ocorrem todas as quintas-feiras e a disciplina tem carga horária de 60h

26/03/2012 15h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

Fonte: Cied

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) vai ofertar, neste primeiro semestre, a disciplina Metodologias do Ensino Superior com Tecnologias da Informação e Comunicação, ministrada pelo professor Luis Paulo Mercado. A carga horária será de 60 horas e o público-alvo são alunos regulares dos cursos de mestrado e doutorado de todas as áreas.

Entre os temas abordados estão: a reflexão do trabalho docente no ensino superior; a articulação dos conhecimentos específicos das diversas áreas aos saberes didático-pedagógicos; a compreensão crítica do papel do professor na dinâmica interna das instituições de ensino superior e as metodologias para uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação online.

Também será foco da disciplina o papel do professor universitário no uso das TIC nas aulas presenciais e a distância; as estratégias didáticas, planejamento e avaliação em aulas com TIC a partir de subsídios teórico-metodológicos para o exercício da docência no ensino superior.

De acordo com Paulo Mercado, o objetivo é atender à demanda existente nos diversos cursos de pós-graduação. "Há vários anos temos recebido a demanda para que a disciplina Metodologia do Ensino Superior seja ofertada ao corpo discente, pois muitos deles não têm experiência no ensino e querem atuar no ensino superior como tutores e docentes”, disse.

As matrículas dos alunos regulares dos programas de pós-graduação da Ufal deverão ser solicitadas pelas coordenações junto ao PPGE, a partir desta segunda, 26, até 30 de março de 2012. As aulas serão realizadas todas as quintas-feiras, das 14h às 18h.