Campus Arapiraca sedia Simpósio Regional de Química

Debates têm como foco principal avanços da pesquisa e do ensino de Química em Alagoas

- Atualizado em

Diana Monteiro – jornalista

De 2 a 4 de abril a sede do Campus Arapiraca reunirá pesquisadores, alunos e profissionais de todo o Brasil no 1º Simpósio de Química de Alagoas, com o tema central “Fronteiras e perspectivas na pesquisa e no ensino de Química”. Inédito no Estado, o evento objetiva promover o debate enfocando diversas temáticas e propor políticas públicas para os avanços científicos na área. Constam da programação minicursos, palestras, apresentação de trabalhos científicos e a mesa-redonda que trata das “Fronteiras e perspectivas na pesquisa e no ensino de Química no Agreste alagoano".

O professor Wander Botero, coordenador do curso de Química do Campus Arapiraca, informa que no período de 22 a 28 deste mês estão abertas as inscrições para o simpósio  e acrescenta que a realização do encontro científico é uma oportunidade de integrar os alunos dos dois campi (Arapiraca e Maceió) nas discussões, visando despertá-los para a realidade local e para as perspectivas das áreas de ensino e de pesquisa em Química.

“Além de representantes da Ufal, do setor produtivo e da parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), o evento contará com a participação de pesquisadores das universidades federais da Bahia, de Sergipe e de São Carlos/SP. "A maior contribuição deste evento será a discussão e reflexão sobre as fronteiras na pesquisa e no ensino de Química no nosso Estado”, reforçou Wander Botero.

Avaliado e reconhecido pelo Ministério da Educação, o curso de Química (Licenciatura) do Campus Arapiraca atua no ensino e na pesquisa e conta atualmente com 280 alunos regularmente matriculados. O curso já colocou no mercado de trabalho os primeiros profissionais com saldo positivo. Três alunos egressos foram aprovados em concursos públicos na capital e na região de Arapiraca, e quatro graduados cursam mestrado no Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia da Ufal e da Universidade Federal de Pernambuco.

Programação

Os quatro minicursos tratarão dos seguintes temas: “Contém Química: pensar, fazer e aprender com experimentos”; “O lúdico e avaliação da aprendizagem: possibilidades para o ensino de Química”; “Eletroquímica aplicada à caracterização de superfície”; e “Experimentos simples e de baixo custo: uma alternativa criativa para o ensino de Química Orgânica”.

As palestras enfocarão “A pesquisa em educação e suas contribuições na formação em Química”; “A lógica molecular dos organismos vivos”; “Adubação orgânica: relevância ambiental e sustentabilidade”; e “Bioquímica de venenos e toxinas animais”. Um Show de Química e o Bar do Químico também integram a programação do evento.

Mais informações sobre o 1º Simpósio de Química de Alagoas no site: http://simposio-quimica.webnode.com/, ou nos telefones (82)3482 1806; (82) 9132 3686; (82) 9689 0451.