Campus Arapiraca inicia especialização em Saúde Coletiva e Ambiente

Curso é na modalidade presencial e começa dia 23 de março; são ofertadas 30 vagas


- Atualizado em
As aulas serão quinzenais e o curso tem a previsão de encerramento em maio de 2013

As aulas serão quinzenais e o curso tem a previsão de encerramento em maio de 2013

Os graves problemas de saúde ambiental existentes atualmente no Brasil, sobretudo na região Agreste de Alagoas, somados à grande carência de profissionais com formação e experiência nessa área, motivaram os docentes do curso de Enfermagem do Campus de Arapiraca a ofertar, neste ano, o primeiro curso e pós-graduação  lato sensu em Saúde Coletiva e Ambiente.

O especialização, com turma de 30 alunos, será presencial com aulas no Campus Arapiraca. A aula inaugural será dia 23 de março, às 10h. As atividades serão iniciadas no dia 30, às 8h, com a primeira disciplina: Saúde, Sociedade e Meio Ambiente. As aulas serão quinzenais e a previsão de encerramento é em maio de 2013.

A área da Saúde Coletiva está delineando novos objetos de pesquisa. "Os pesquisadores se dedicam ao estudo das repercussões do meio ambiente nas condições de vida e saúde das populações humanas, assim como na busca para modificar este quadro, dentro de uma perspectiva de recuperação ou manutenção da saúde dos grupos populacionais vulneráveis, da implementação de medidas, visando à eliminação de riscos ambientais e ocupacionais”, destaca a professora Renise Bastos, coordenadora da especialização.

O curso é multiprofissional, destinado aos trabalhadores em saúde de nível superior e tem como objetivos formar especialistas para o desenvolvimento de pesquisas científicas nas áreas de saúde coletiva e ambiente; estimular o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e de pensamento crítico sobre questões relacionadas à saúde coletiva e ao ambiente; qualificar profissionais na gestão da saúde e do ambiente, do desenvolvimento humano e da elevação da qualidade de vida das populações; proporcionar aos profissionais atualização de conhecimentos, com o foco nas áreas de saúde e ambiente, além de aprofundar conhecimentos e técnicas de trabalho.