Biblioteca Central sedia mesa-redonda sobre Geografia do Capital

Evento oferece cem vagas para professores e estudantes interessados em debates sobre a sociografia

- Atualizado em

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Entre os dias 21 e 23 de março, o Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas promove mesa-redonda com a temática “Geografia do Capital: desenvolvimento territorial, educação do campo e políticas públicas”, no auditório da Biblioteca Central da instituição, das 18h30 às 21h30. O evento discute a socioespacialização do capital e as implicações desse fenômeno.

A proposta é fruto dos resultados parciais do pós-doutorado do professor Ciro Bezerra, cujo trabalho explica como a reprodução ampliada do capital explica as dinâmicas produtivas e distributivas, bem como a organização de diferentes locais. De acordo com a comissão organizadora do evento, essa avaliação compreende três complexos sociais que conferem a materialidade do espaço: moradia, fábrica e escola. Tais aspectos correspondem à habitação, aos postos de trabalho de envolvem riqueza, e à apropriação de conhecimentos que pressupõem a valorização da força de trabalho. Assim, é possível compreender os agrupamentos sociais e suas finalidades.

Durante o evento, os estudos desenvolvidos serão socializados e discutidos por profissionais de diferentes áreas, com a finalidade de aprofundar questionamentos sobre moradia, trabalho, espaço, território e apropriação desigual do conhecimento. Sob essa perspectiva, o professor Ciro Bezerra dividirá a mesa com os geógrafos Antônio Marcos Pontes e Odilon Morais, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), e um grupo de pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), composto pelo arquiteto Lula Costa, pelo sociólogo Fabrício Tavares e pelo historiador Fabiano Duarte.

Os participantes receberão certificado de 12 horas, emitido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex). As inscrições são gratuitas e ocorrem por meio dos seguintes endereços eletrônicos: denisavelino@yahoo.com.br, myriangomes7@hotmail.com e geovanne_otavio@hotmail.com. A comissão organizadora encaminhará para os interessados os procedimentos necessários para que o credenciamento seja efetivado.