Projeto internacional pesquisa a biodiversidade dos moluscos marinhos

Laboratório de Ciências do Mar da Ufal e a Universidade de São Paulo trabalham em parceria nos estudos

03/02/2012 12h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Mergulho para coleta

As professoras Mônica Dorigo Correia e Hilda Helena Sovierzoski, do Setor de Comunidades Bentônicas do Laboratório de Ciências do Mar (Labmar) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas, estão desenvolvendo projeto de pesquisa em conjunto com o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) e outras três instituições espanholas, com representantes das universidades de Cadiz, Sevilha e Granada.

O estudo aborda os moluscos gastrópodos incluídos no grupo dos opistobranquios que ocorrem nas diversas regiões do Oceano Atlântico, incluindo Europa, Caribe, Brasil e África.

Segundo as pesquisadoras, a equipe internacional esteve em Maceió no mês de janeiro para desenvolver uma das etapas do projeto, durante a qual foram realizados trabalhos de campo para coleta de exemplares, a partir de mergulhos em apneia e scuba.

Os exemplares coletados foram analisados, identificados, fotografados, fixados e catalogados, sendo parte do material depositado na coleção de invertebrados do Labmar. Outra parte foi encaminhada para o Museu de Zoologia da USP”, ressaltou a professora Mônica Dorigo.

As pesquisadoras informam também que os resultados preliminares registraram cerca de 200 exemplares coletados, representando 54 espécies de opistobranquios, incluindo várias novas ocorrências de espécies para Alagoas e para a costa do Brasil, entre as quais cinco novas espécies para a ciência.