Inscrições para 7ª Reunião Regional da Fesbe estão abertas até 10 de março

03/02/2012 16h11 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

Mauricélia Ramos - jornalista

As inscrições para a 7ª Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe) estão abertas até 10 de março, data limite também para os interessados em submeter trabalhos de iniciação científica e pós-graduação. A Universidade Federal de Alagoas coordena o evento que reúne estudantes, professores, pesquisadores e expositores de todo o País e ocorre de 31 de maio a 2 de junho, no Centro de Convenções, em Jaraguá.

É a primeira vez que Alagoas recebe um evento científico com essas características e, segundo o professor da Ufal, Emiliano Barreto, da comissão organizadora, as expectativas são as melhores. “Esperamos receber cerca de mil participantes do Nordeste e de todo o País, frente à dimensão dessa reunião”, ressaltou.

Barreto alerta que o evento também congrega a área da Saúde e destaca a movimentação positiva entre alunos e pesquisadores nos três campi da universidade. “Estudantes de Farmácia, Odontologia, Medicina e demais cursos são muito bem-vindos, pois essa reunião abre perspectivas para visibilidade das pesquisas da Ufal e de outras instituições de Alagoas. Nosso foco também é envolver principalmente os alunos do interior, que têm essa grande oportunidade de mostrar sua produção científica nacionalmente”, disse Barreto.

Envio de trabalhos

A organização ressalta que somente pode encaminhar resumos o autor que tenha pago a taxa de inscrição, mas é permitido, no máximo, o envio de dois trabalhos, nos quais o pesquisador deve ser obrigatoriamente autor ou co-autor. Um único pesquisador poderá ser co-autor de mais de dois trabalhos, desde que esses resumos tenham sido inscritos sob o nome de outros autores.

Os trabalhos aceitos pela comissão avaliadora serão apresentados como painéis e/ou comunicações orais durante o evento.

A Fesbe

A Fesbe foi fundada em 1985 e congrega as Sociedades Brasileiras de Biofísica, Bioquímica e Biologia Molecular; Fisiologia; Farmacologia e Terapêutica Experimental; Imunologia, Investigação Clínica, Neurociências e Comportamento; BRAVO (Brazilian Association for Research in Vision and Ophthalmology), Endocrinologia e Metabologia; Biociências Nucleares e Biologia Celular.

Até 2004, as reuniões eram na Região Sudeste, o que limitava a participação de estudantes e profissionais de locais mais distantes. A partir de 2005, começaram a realizar encontros regionais, a fim de oportunizar o conhecimento de trabalhos de pesquisa do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.