Estudantes apresentam pesquisas na Escola Regional de Computação

Participação em seminários regionais estimula a produção científica

03/02/2012 08h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Submissão de trabalhos até 13 de fevereiro

Lenilda Luna - jornalista

Estudantes de Computação da Universidade Federal de Alagoas estão se preparando para mais uma participação na Erbase, escola regional que reúne os cursos de computação da Bahia, Sergipe e Alagoas. “A Erbase é um fórum para pesquisadores, professores, alunos, desenvolvedores e usuários, de Computação e áreas afins em que os interessados no tema terão oportunidade de trocar idéias e experiências, realizar debates e fomentar a ciência na área”, definem os organizadores

Este ano, a Erbase será realizada em Juazeiro, na Bahia, com o tema “Computação nas águas do Sertão”, de 24 a 28 de abril. As inscrições on-line podem ser realizadas até o dia 11 de abril, no site da escola. “Esta é uma área muito dinâmica e os pesquisadores precisam se atualizar constantemente. Por isso, temos essas subdivisões regionais na Sociedade Brasileira de Computação para facilitar os encontros e as trocas de experiências”, ressalta Eliane Almeida, doutora em Informática e professora adjunta do Instituto de Computação da Ufal.

Todos os anos, os alunos demonstram grande interesse em participar do evento. “A nossa delegação é de mais de 50 estudantes. Lotamos um ônibus, geralmente garantido com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, e ainda contamos com os alunos que vão de carona com outras delegações ou de transporte próprio. Num curso de 300 estudantes, é uma boa representação”, relata a professora, que representa a universidade na coordenação da Erbase.

Para os discentes,  a participação na escola é uma oportunidade de apresentar os resultados dos projetos de iniciação científica e de extensão realizados. Segundo Eliana Almeida, além de estimular a produção acadêmica, a apresentação dos trabalhos em congressos regionais é uma primeira experiência para estes alunos. Eles já vão se familiarizando com a comunicação oral de trabalhos científicos, o que facilita para a continuidade da vida acadêmica. A professora ressalta que a produção científica da Ufal começa a  ganhar destaque em congressos regionais e nacionais. “Graças a está produção científica, além do mestrado em Modelagem Computacional, temos agora o mestrado em Informática”, diz ela.

Para a Erbase 2012,  estão previstos cinco laboratórios e dez minicursos, com duração de quatro horas cada. As inscrições de trabalhos acabam em 13 de fevereiro. “Geralmente são submetidos de 80 a 100 trabalhos para a comissão organizadora. Destes, 40 são selecionados para a apresentação. Na Ufal, temos uma média de dez trabalhos aprovados. Consideramos uma participação bastante expressiva do nosso curso”, informa a professora.

Além da oportunidade de apresentar os trabalhos produzidos no curso e compartilhar ideias, a Escola Regional proporciona o encontro com profissionais de outras regiões. “Além das escolas nordestinas, geralmente convidamos palestrantes das universidades do Rio e de São Paulo, que já têm uma tradição em produção científica na área de Informática”, ressalta Eliana.

Além do encontro regional, os cursos de Computação do Nordeste estão promovendo a Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD) - Região Nordeste. Este é um evento é organizado pela Rede Colaborativa de Computação de Alto Desempenho e Aplicações (Rede CoCADA), composta por instituições de ensino e de pesquisa dos Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, além de pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona.

A segunda edição será realizada na Ufal, no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV). “O laboratório é a nossa vitrine e tem atraído visitantes de várias partes do país, interessados em conhecer as novas oportunidades de pesquisa e trabalho no setor de petróleo”, conclui a professora.