Cursos de nivelamento preparam calouros para início das aulas

Novatos têm o primeiro contato com áreas escolhidas e com disciplinas consideradas difíceis

06/02/2012 17h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Na semana que antecede o início das aulas na Universidade Federal de Alagoas, estão sendo promovidos cursos de nivelamento para os calouros. A iniciativa permite que os novos alunos tenham o primeiro contato com as áreas escolhidas. Os institutos escolheram disciplinas que, normalmente, são consideradas mais difíceis para os iniciantes.

Os veteranos que participam do Programa de Educação Tutorial em Economia (PET-Economia) são os responsáveis pelo momento inicial com os calouros da área e têm o desafio de ministrar, a partir desta segunda (6) até 10 de fevereiro, os cursos de Métodos Quantitativos e de História do Pensamento Econômico. Esse nivelamento é uma preparação para que os recém-aprovados adquiram conhecimentos básicos para o ingresso no curso.

Outra iniciativa de recepção aos feras, realizada entre os dias 13 e 16 de fevereiro, será a Semana da Calourada, promovida pelo Centro Acadêmico de Economia. Na programação, estão previstas palestras sobre o que é o curso e discussões referentes à atual situação da economia alagoana, da profissão do economista e do desenvolvimento do Brasil. Os alunos também obterão informações sobre a dinâmica da Ufal, do movimento estudantil, da Empresa Júnior e do PET.

Área de Engenharia

No Centro de Tecnologia (Ctec), as engenharias Civil, Química, Ambiental e de Petróleo estão na segunda semana de atividades. Os feras recebem reforço de conteúdos de matemática do ensino médio, participam de momentos de integração e fazem visitas aos laboratórios. A programação também conta com palestras sobre os respectivos cursos de  graduação, os programas do instituto e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea).

Os integrantes do Centro Acadêmico de Engenharia e Ciência da Computação promovem curso de nivelamento unificado, composto por capacitações nas áreas de Geometria Analítica, Programação e Introdução à Computação. Em geral, essas são as disciplinas consideradas de maior grau de dificuldade para os calouros dos dois cursos, por isso os organizadores consideram que o contato antecipado vai facilitar a assimilação dos assuntos.

Em Engenharia de Agrimensura, as atividades também não param. Além das palestras sobre o PET e o Crea Júnior, o nivelamento tem como foco a abordagem de conteúdos de cálculo. Nos cursos de Matemática e de Química, a dinâmica não foi diferente. Nessas áreas, os alunos reforçaram conteúdos de Trigonometria, de Fundamentos da Matemática e de Química Geral, que são considerados os principais responsáveis pela reprovação dos alunos no início da graduação.