Curso de Economia tem projetos aprovados no Ipea

Instituto avaliou fatores que vão da qualidade do corpo docente ao conceito dos projetos

02/02/2012 08h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

Myllena Diniz - estudante de Jornalismo

No mês em que o curso de Ciências Econômicas completou 58 anos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Ministério de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, aprovou quatro projetos de pesquisa enviados pelo curso de Economia da Universidade Federal de Alagoas. A rede urbana, a matriz de insumo-produto, a erradicação da pobreza e o poder dos governos estaduais brasileiros são as áreas contempladas.

Segundo o professor Fábio Guedes, coordenador do curso, a aprovação dos programas está associada a fatores que vão da qualidade do corpo docente ao conceito dos projetos. “A validação se deve à importância dos temas, à qualidade dos projetos e ao alto nível dos professores e pesquisadores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade”, destacou o professor.

Foco dos projetos

O desenvolvimento das cidades médias brasileiras é, atualmente, uma das grandes discussões entre pesquisadores de diferentes áreas, haja vista a fase de constante transição à qual elas estão submetidas. Dessa forma, os levantamentos sobre a rede urbana no Brasil pretendem debater o crescimento e a dinâmica econômica das cidades médias, assim como suas consequências.

Já em projeto voltado para a matriz de insumo-produto, alunos e professores do curso de Economia irão desenvolver estudos sobre a estrutura produtiva de Alagoas. “O objetivo é estudar as relações de produção entre setores produtivos da economia alagoana”, relatou o professor Fábio Guedes.

As políticas públicas de combate à pobreza no Nordeste brasileiro e as finanças públicas do Estado de Alagoas também serão temáticas dos próximos estudos realizados na graduação, sendo, respectivamente, assuntos dos programas intitulados “Erradicação da pobreza extrema no Brasil” e “O que podem os governos estaduais no Brasil ?”.

Para o professor Fábio Guedes, esses projetos devem auxiliar acordos estratégicos voltados para o desenvolvimento alagoano. “ Os estudos trarão mais conhecimento científico sobre Alagoas. Portanto, esse conjunto de pesquisas servirá para subsidiar as decisões políticas”, acrescentou.

Nos projetos, que têm prazo máximo de dois anos, estarão envolvidos professores e alunos que já participam de grupos de estudos e possuem notas elevadas.

Outros financiamentos

Criada em 2008, a Revista de Economia Política do Desenvolvimento da Feac, que tem como editor o professor Cícero Péricles, discute temas relacionados ao desenvolvimento econômico do Brasil e, em especial, da região Nordeste, sob uma perspectiva crítica e plural. Assim, a publicação recebeu o aval do Ipea para o financiamento de mais quatro edições, que serão somadas as noves já lançadas.

O elevado nível das edições da revista e a escolha por temas pertinentes são vistos pelo coordenador do curso como um dos principais fatores para a aprovação do financiamento. “Acredito que a regularidade da revista, a importância da temática do desenvolvimento para a região Nordeste e a qualidade da edição e dos artigos publicados são os motivos de seu reconhecimento”, enfatizou.

Sem data marcada para a publicação da próxima edição da Revista de Economia Política do Desenvolvimento, a previsão é de que isso aconteça entre março e junho deste ano.