Ufal oferece mais de 5 mil vagas pelo SiSU

05/01/2012 15h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Zeuxis Costa, presidente da Copeve

Lenilda Luna - jornalista

Para quem pretende estudar na Universidade Federal de Alagoas ou em outra instituição que aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as inscrições começam sábado, 7, e vão até 12 de janeiro. Nesse período, os candidatos que fizeram as provas em outubro de 2011 vão se inscrever pela internet, no portal do  Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A Ufal está ofertando 5.128 vagas, distribuídas em 107 cursos de graduação.

No entanto, a Ufal esclarece que candidatos aos cursos de Música e Letras, habilitação em Português, do Campus Arapiraca não estão inseridos na seleção unificada. A inscrição será na Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). “Nesses dois cursos, que representam mais 75 vagas, faremos uma convocação por meio de edital, utilizando também as notas do Enem, mas a seleção será feita pela Copeve. No caso de Música, o candidato terá que se submeter ainda ao teste de aptidão”, informou Zeuxis Costa, presidente da Copeve.

Para o curso de Música, as provas serão realizadas no Departamento de Artes, que funciona no prédio do Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbú, Centro de Maceió. A escrita acontecerá dia 27 de janeiro, e as de percepção e performance musical, dias 31 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro.

Como se inscrever no SISu

No portal do SISu,  a partir de 7 de janeiro, o candidato vai informar as duas opções de cursos e em que universidades pretende ingressar. Também vai escolher se quer participar da ampla concorrência ou prefere as ações afirmativas, com cotas para estudantes que se declaram negros ou pardos, oriundos das escolas públicas. “Por exemplo, na Ufal, o curso de jornalismo oferece 40 vagas, sendo 32 disputadas em ampla concorrência e oito nas cotas, cinco para mulheres e três para homens”, explicou Zeuxis.

Depois de fazer a inscrição do SISu, o estudante deve ficar acompanhando o sistema de classificação. “Existe a possibilidade, até o final da inscrição, dia 12 de janeiro, de alterar as opções. Portanto, se o aluno percebe que a concorrência está alta e a nota que ele tirou no Enem não o habilita à vaga, pode mudar a inscrição para um curso menos disputado”, ressaltou o presidente da Copeve.

No dia 15 de janeiro será divulgada a primeira chamada com todos os classificados para os cursos cadastrados no SISu. Mas a matrícula para os aprovados na Ufal será realizada de 19 a 20 de janeiro. O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) vai publicar edital informando os locais e os documentos que os candidatos devem apresentar.

As vagas não preenchidas durante a matrícula serão informadas ao SISu para uma segunda chamada, a ser publicada dia 26 de janeiro. Nesse caso, o período de matrícula será dias 30 e 31 de janeiro.

Para os estudantes que não entrarem nem na primeira nem na segunda chamada, ainda resta uma chance. “Estes alunos podem entrar no site do SISu, de 26 a 1º de fevereiro para se cadastrar numa lista de espera. Caso haja desistências entre os matriculados, os candidatos da lista de espera serão convocados”, informou Zeuxis.

Clique aqui e leia o Edital Ufal SISu 2012