Medalhistas participam da 15ª Semana Olímpica de Matemática

Estudantes de todo Brasil estarão reunidos em Maceió para iniciar o processo de seleção para participar das olimpíadas internacionais

09/01/2012 12h26 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Medalhas serão entregues ao vencedores da OBM-2011

Cerca de cem estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM 2011 estarão reunidos para participar da 15ª Semana Olímpica. O evento será realizado entre os dias 22 e 28 de janeiro, em Maceió, e dará inicio ao processo de seleção das equipes que irão representar o Brasil nas diversas competições internacionais da área.

O encontro ocorre todo ano em diferentes cidades brasileiras e, essa próxima edição, será em Maceió e organizada pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Durante o evento, os alunos participam de aulas avançadas de matemática, ministradas por uma equipe de professores selecionados de todo o país.

Além das aulas, estão previstas palestras que vão apresentar outras olimpíadas para os estudantes, entre elas a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, a Iberoamericana de Matemática (OIM), a Internacional de Matemática (IMO) e a Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC). Isso segundo os organizadores, acaba motivando os alunos a participarem do processo de seleção internacional.

Na sexta-feira, 27, no encerramento das atividades, será realizada a Cerimônia de Premiação da OBM–2011, com a premiação dos estudantes vencedores com medalhas de ouro, prata e bronze. Dois alunos de Alagoas estão entre os agraciados: Gabriel José Moreira da Costa Silva, do ensino médio, que receberá medalha de Bronze; e Alexandro Vítor Serafim de Carvalho, que competiu no nível II, para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Ele receberá Menção Honrosa.

De acordo com o professor do Instituto de Matemática da Ufal, Krerley Oliveira, as equipes de Alagoas participam da competição nacional desde 2003. "Estamos realizando as Olimpíadas Alagoanas de Matemática e participando da nacional. Nossa participação ainda é resumida, mas tem crescido e estamos obtendo algumas premiações nacionais. As escolas privadas têm preparado os alunos para a disputa, mas temos alguns destaques também na rede pública, como os estudantes das escolas estaduais de Coité do Nóia, que se dedicam bastante nessas competições escolares", relatou.

A Semana Olímpica, evento realizado desde 1998, é uma atividade da Olimpíada Brasileira de Matemática, competição que tem por objetivos estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país e identificar talentos entre os participantes. A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).

Veja a lista dos premiados em todo o país