Exame de Ordem: Faculdade de Direito da Ufal tem o maior índice de aprovação de Alagoas

Por Adrualdo Catão – coordenador do mestrado em Direito da Ufal (publicado no Cadaminuto.com.br)

Em Alagoas, mais uma vez, a Faculdade de Direito de Alagoas (FDA/Ufal), teve a melhor aprovação entre as faculdades de direito do Estado. Deixando de lado as que tiveram menos de 20 inscritos, a FDA/Ufal teve o maior percentual de aprovação, alcançando 51,56% de aprovação.

Quinze faculdades foram apresentadas no ranking da OAB. Dessas, apenas a UFAL teve aprovação de mais de 50%. Veja o desempenho das faculdades de Alagoas:

1. Faculdade de Direito de Alagoas – FDA/UFAL 51,56%
2. Faculdade de Alagoas – FAL: 36,00%
3. Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC: 24,81%
4. Faculdade de Ciências Contábeis - Maceió – SEUNE: 23,21%
5. Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca – CESAMA: 17,72%
6. Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA: 17,14%
7. Instituto de Ensino Superior de Alagoas – IESA: 13,46%
8. Instituto Maceió de Ensino e Cultura – IMEC: 12,12%
9. Faculdade de Ciências Jurídicas de Alagoas – FCJAL: 4,17%

As seguintes faculdades tiveram menos que 20 inscritos:

Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL – UNEAL (3 inscritos) 100,00%
Instituto Maceió de Ensino e Cultura – IMEC (8 inscritos) 12,50%
Instituto de Ensino Superior Santa Cecília – IESC (14 inscritos) 14,29%
Faculdade Raimundo Marinho – FRM (13 inscritos): 8,33%
Faculdade Maurício de Nassau de Maceió – ESAMC (7 inscritos) 28,57%
Faculdade Integrada Tiradentes – Fits: 26,32% (19 inscritos)

O resultado da FDA já foi melhor (já tivemos mais de 70% de aprovação), mas tinha sido ainda pior nas duas edições anteriores do Exame de Ordem. Entendo, porém, que esse ranking deve ser visto como mais um instrumento de análise da qualidade dos nossos egressos, não como o único. Nesse caso, é necessário fazer o cotejo com os outros dados relevantes das faculdades como a qualidade do corpo docente e a produção científica.

No caso da FDA, a melhora do desempenho nesse exame não tem uma explicação específica, já que fatores aleatórios podem influenciar esses concursos. De qualquer forma, analisando o desempenho da faculdade ao longo dos anos, vemos que sua aprovação sempre se mantém entre as melhores do Brasil, consolidando a imagem de uma boa faculdade.

Isso prova que a qualidade no ensino do direito não depende só de biblioteca bem equipada e infraestrutura. Não temos a melhor biblioteca de Alagoas, nem muito menos a melhor infraestrutura. Nossas salas de aula não têm ar-condicionado e nosso prédio ainda está pela metade. Não temos salas para os professores nem salas de estudo. Sou o atual coordenador do Mestrado, que funciona com apenas uma sala de aula e uma sala que serve para a coordenação e a secretaria. A FDA não tem sequer uma cantina decente, apesar da ótima qualidade da comida do “Tio”. Não temos nem uma copa! A secretária do mestrado faz café numa cafeteira em cima da minha mesa.

Mas tudo isso é secundário. O que faz da FDA uma boa faculdade é, sobretudo, o seu aluno. Quem ingressa na FDA já é, normalmente, um bom estudante. Sendo uma faculdade gratuita e já reconhecida como de qualidade, a Faculdade de Direito de Alagoas atrai os melhores, criando um círculo virtuoso. Somando a qualidade do aluno com a qualidade do corpo docente (temos cerca de 90% de professores com mestrado e mais de 30% com doutorado) e com a existência de um programa de mestrado e vários projetos de pesquisa, temos a melhor faculdade de direito de Alagoas e uma das melhores do Brasil.