Eurico Lôbo visita turmas dos cursos de verão

São 45 no total, ofertados a cerca de 1.200 pessoas da comunidade externa e alunos da Ufal

- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo e professor José Roberto em visita à turma de Espanhol

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Os cursos de verão oferecidos pela Universidade Federal de Alagoas, que este ano estão em sua terceira edição, receberam a visita do reitor Eurico Lôbo e do coordenador de Programas de Extensão, José Roberto Santos, na última sexta-feira (13). Cerca de 800 pessoas da comunidade externa e alunos da Ufal participaram dos 45 cursos ofertados na primeira semana. A partir desta segunda, 16, mais 369 estão inscritos nas atividades.

São cursos que atendem não só alunos da própria instituição, como também pessoas da comunidade externa, principalmente as que moram no entorno da universidade. No encerramento da primeira turma do curso de Introdução ao Espanhol, realizado na Biblioteca Central, os alunos fizeram apresentação teatral e mostraram que, mesmo em pouco tempo de aula, têm habilidade com a língua estrangeira. Músicas e textos encenados em espanhol reforçaram o vocabulário e a pronúncia dos alunos e apresentaram situações cotidianas, como encontros, compras, telefonemas e festas. Para muitos participantes foi o reforço para  programas de intercâmbio estudantil que a Ufal pode proporcionar.

Assistindo tudo da primeira fileira, o reitor acompanhou de perto o desempenho dos aprendizes e aproveitou para entrar no clima da aula: “Estoy muy encantado”, disse Eurico Lôbo, referindo-se ao resultado obtido em uma semana de aula. Ele ressaltou a importância do estudo de línguas estrangeiras na formação do profissional que busca grandes oportunidades. “A universidade busca desempenhar seu papel social e preparar vocês, alunos, para o mundo atual”, destacou.

A aluna Lurdiana Dayse de Barros, do curso de Ciências Biológicas, está entre os 34 alunos da Ufal selecionados para o Programa Ciência sem Fronteiras, que permite a mobilidade internacional de estudantes. Ela se inscreveu no curso de verão por considerar uma oportunidade para se preparar para os novos desafios que encontrará no Chile, onde estudará nos próximos meses. “O curso de verão de Introdução ao Espanhol me preparou para as experiências que vivenciarei no Chile. São situações práticas que vou precisar no meu dia a dia”, revelou.

Incentivo à geração de renda

Os cursos de verão trouxeram benefícios para alunos da instituição e à população em geral. Estudantes do ensino médio puderam entrar em contato com a academia, ex-alunos aproveitaram novas experiências dentro da Universidade e as comunidades do entorno da Ufal também foram beneficiadas com oficinas e cursos práticos. Essas pessoas buscavam se capacitar para facilitar a inserção no mercado de trabalho ou oportunidade de geração de renda, como é o caso de alguns alunos do curso básico de pizza.

Na visita à turma do curso de pizza, o reitor chegou a trocar experiências com o pizzaiolo Leonardo Rodrigues. Ele revelou suas habilidade na cozinha italiana, principalmente na arte de fazer pizzas. Além de trocar informações culinárias, Eurico conheceu histórias como a de Felipe Eduardo de Oliveira, funcionário do Restaurante Universitário, que aliou o interesse pela gastronomia à oportunidade oferecida pela Ufal para melhorar sua renda.

Nas horas vagas, Felipe fará pizzas de diversos sabores: portuguesa, calabresa, chocolate e romeu e julieta e poderá ganhar um extra. “A proposta da Ufal nos permite desenvolver mais uma atividade e, pra mim, vai ser muito útil, porque, como o custo para a produção de pizzas é baixo, poderei comercializar no meu trabalho e lucrar um pouco mais”, falou, otimista, o cozinheiro.

No final, tudo acabou em pizza, mas, dessa vez, como alternativa para fortalecer a renda de diversas famílias. Satisfeitos, os alunos aprovaram o curso e o reitor, a pizza.

Interação e aprendizado

Para finalizar as visitas da sexta-feira, o Eurico Lôbo foi ao curso de produção de texto e oficina de reciclagem para crianças do ensino fundamental, realizado no Restaurante Universitário. Cerca de 50 crianças, moradoras de três comunidades próximas à universidade –Gama Lins, Denisson Menezes e Clima Bom– ,  participaram.

O objetivo desse curso é promover a interação da instituição com as comunidades do seu entorno, proporcionar o aprendizado e estimular a produção textual entre as crianças. Elas puderam vivenciar experiências e ter contato com a cultura, o meio ambiente e a ciência. Ainda na primeira semana do curso, conheceram a Usina Ciência, um ambiente de extensão da Ufal, onde assistiram a shows de Física e Química; o Museu Théo Brandão, local em que participaram de oficinas de frevo e coco de roda; e o Parque Municipal, onde puderam conhecer a reserva florestal.

As atividades com as crianças continuarão durante a segunda semana dos Cursos de Verão e terão como resultado produções de textos e de artefatos reciclados. Mas os alunos já contam, entusiasmados, as novidades que aprenderam. “Nesse período, descobri que muitas coisas trazem danos à saúde e ao ambiente. Descobri que os alimentos podem servir de adubo para as plantas. Bom, tive muito aprendizado nesse curso de verão e, no próximo ano, farei novamente”, revela Tuane, do Clima Bom.

Com o fim da primeira semana, 16 cursos já encerraram suas atividades. Mas, a partir desta segunda-feira, 16, a segunda semana do projeto traz cursos que serão iniciados e outros que darão continuidade às atividades que começaram no dia 9 de janeiro. Cerca de 30 cursos serão realizados durante toda a semana, no campus A. C. Simões, no interior e, até mesmo, a distância. Nesse último momento, o reitor continuará com as visitas às oficinas, nas quais 369 pessoas estarão envolvidas.