Educação e Cultura Corporal são foco de pesquisa desenvolvida em escola de Arapiraca

Trabalho vai fundamentar dissertação de mestrado de ex-aluno de Educação Física da Ufal

11/01/2012 11h47 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Irinaldo Deodato vai desenvolver pesquisa com crianças e jovens em escola de educação básica

Diana Monteiro – jornalista

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, em Arapiraca, será campo de pesquisa do ex-aluno do curso de Educação Física, Campus Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas, Irinaldo Deodato. Ele foi selecionado para o mestrado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na área de Educação e Cultura Corporal, e voltará seus estudos para aquela unidade escolar.

Deodato vai focar os estudos na investigação do desenvolvimento das capacidades psíquicas superiores de crianças e jovens participantes de atividades críticas. “A escolha pela linha de Educação e Cultura Corporal se traduz no patrimônio cultural desenvolvido pela humanidade nas duas esferas e como essas duas áreas do pensamento humano contribuem para a formação humana de jovens, harmonizando corpo e mente”, explicou.

Segundo o mestrando, a pesquisa na Escola Maria de Nazaré terá duração de dois anos e terá três etapas. Na primeira, os estudos serão direcionados para o desenvolvi mento da dissertação e sua estrutura. A intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física da unidade de ensino fará parte da segunda etapa e, por último, a sistematização da experiência, a análise e a formulação das conclusões.

De acordo com o mestrando, o objetivo do trabalho é contribuir para a área da Educação e da Educação Física. “Pretendo apontar as relações presentes entre a educação e a cultura corporal e como elas contribuem para a aquisição das capacidades psicológicas superiores dos jovens da classe trabalhadora”, enfatizou.

Deodato, professor na Escola Maria de Nazaré, voltada à educação básica, é da segunda turma do curso  de licenciatura em Educação Física do interior. “Na graduação ele fez parte  do Grupo Lepel [Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer] e vem se qualificando  na carreira escolhida. Ele concluiu o curso e já está no mercado de trabalho. E esse é o objetivo da interiorização da universidade”, afirmou a professora Joelma Albuquerque, coordenadora do Lepel.

Joelma acrescenta que a linha de pesquisa do mestrado,  escolhida por Irinaldo Deodato, está em consonância com os estudos desenvolvidos pelo Lepel. “Nosso trabalho tem foco nas problemáticas  significativas sobre a atuação do professor de Educação Física, centralizadas na produção do conhecimento, nas políticas públicas, na formação de professores e na prática pedagógica”, completou.

A contribuição do Lepel para a formação profissional de Irinaldo Deodato é destacada pela professora Joelma. “Trata-se de um grupo consolidado nacionalmente, que integra redes de intercâmbio e contribui com estudos específicos de interesse dos ministérios do Esporte e da Educação, o que possibilita o acesso e a participação de estudantes em formação em importantes projetos de pesquisa”, explicou a coordenadora.