Comunidade externa participa de cursos de verão

Donas de casa e pessoas em busca de emprego estão se qualificando; alunos de escolas públicas aprendem a produzir textos

09/01/2012 16h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Cláudia Patrícia faz o curso de pizza para aprimorar as técnicas e aplicá-las na padaria onde trabalha

Jhonathan Pino - jornalista

Nesta segunda-feira (9), foram iniciadas as atividades dos cursos de verão ofertados pela Universidade Federal de Alagoas para pessoas da comunidade externa, servidores e alunos. As primeiras aulas foram das turmas de Emergência Pré-hospitalar, Construindo Apresentações Dinâmicas, curso básico de Pizza, Iniciação à Lian Gong, Iniciação ao Canto e Introdução ao Espanhol. Todos os cursos estão sendo realizadas em diversos espaços da Ufal.

A cozinha do Restaurante Universitário recebeu o curso básico de Pizza, onde 36 alunos estão aprendendo, na prática, a fazer, abrir e rechear massas de pizza. O curso foi ideia do aluno de Ciências Sociais, Leonardo Rodrigues, que após aprender o ofício, trabalhando em um restaurante, resolveu repassar o conhecimento e sugeriu à Pró-reitoria de Extensão a realização do curso, que aceitou e disponibilizou no calendário dos Cursos de Verão.

Quem adorou a ideia foi a padeira Cláudia Patrícia, que deixou o trabalho por uns dias para se qualificar na arte de fazer pizza. Ela pretende ajudar a padaria onde trabalha. "Seria bom que houvesse mais cursos nessa área de culinária, porque ela oferece muitas oportunidades de trabalho. Gostaria também de fazer cursos de salgados, doces e tortas, porque a partir deles nós podemos aprender a fazer nossos próprios produtos e revendê-los", disse Cláudia.

A dona de casa Joana Correia saiu do bairro do Prado, atravessou a cidade para vir fazer o curso na Ufal. Ela quis incentivar sua nora a se qualificar. "Eu trouxe minha nora, que está desempregada, para se profissionalizar, mas quando cheguei aqui, percebi que era fácil fazer pizza e me interessei também", explicou Joana. Monique Giselle, a nora, pretende continuar se qualificando para conseguir um emprego na área de panificação.

Mas não era só de alunos pensando em se profissionalizar que a cozinha estava cheia: Alexander Campos e Raimundo Nonato, ambos estudantes do curso de História, ficaram curiosos e resolveram se arriscar: "Ano passado eu fiz o curso de Teoria da História da América Latina, mas, este ano, foram ofertados vários outros  interessantes, por isso resolvi cursar o de pizza. Assim, posso fazer em casa. É muito fácil", relatou Alexander.

Alunos de escolas públicas também participam

O  curso de Produção Textual e a Oficina de Reciclagem também tiveram início nesta segunda, no Restaurante Universitário. Cerca de 50 estudantes de comunidades populares do Clima Bom e do Conjunto Denisson Menezes puderam desenvolver seus talentos artísticos.

Crianças de 10 a 13 anos trabalharam produção textual, leitura e escrita, além de discutir temas voltados à cultura e ao meio ambiente. Serão duas semanas de atividade. "Esta semana, os alunos vão conhecer museus, o parque florestal, a Biblioteca Central, a Usina Ciência e outros espaços de extensão da Ufal. Na semana seguinte, eles vão participar das atividades de produção textual, sempre com o foco nas experiências adquiridas na primeira semana", relatou Jacilene Leandro, estudante de Serviço Social e uma dos dez monitores do curso.

Edivânia Silva estava acompanhando seus três filhos, que vieram do Gama Lins para participar das atividades e achou interessante o formato das oficinas: "É uma boa iniciativa trazê-los para a Ufal para que eles conheçam o que há de bom aqui", relatou a dona de casa.